Vai tomar um empréstimo pessoal? Confira esses 5 cuidados antes!

Descubra os cuidados importantes ao procurar linhas de crédito para aliviar seu orçamento, quitar dívidas e melhorar sua vida financeira.

Publicidade

Cuidados ao fazer investimentos

empréstimo pessoal

Está precisando tomar um empréstimo pessoal para colocar as suas contas em ordem nesse comecinho de ano?

Então saiba que você precisa tomar alguns cuidados para que o alívio imediato não vire desespero mais para a frente.

Afinal, se você não fizer um bom planejamento poderá ver a sua dívida crescer como uma verdadeira bola de neve. Pode acreditar.

Pensando nisso, separamos neste artigo cinco cuidados que você precisa ter antes de tomar um empréstimo pessoal. Dá só uma conferida.

Publicidade

1 – Não analise somente a taxa de juros

Um erro que muita gente comete na hora de tomar um empréstimo pessoal é analisar somente a taxa de juros.

Publicidade

Esse é um verdadeiro equívoco, afinal o empréstimo também possui outros encargos como a TAC (Taxa de Abertura de Crédito) e o IOF (Imposto sobre Operação Financeira).

Assim sendo, procure sempre saber qual será o CET (Custo Efetivo Total) do empréstimo que você está tomando.

Afinal, é o CET que te mostrará quanto realmente você pagará de encargos sobre o empréstimo. Fazer a comparação deste indicador é fundamental para economizar.

2 – Procure opções de empréstimo pessoal com prazos maiores

Normalmente em uma situação de aperto temos uma imensa dificuldade de pagar até as nossas próprias contas, quem dirá uma parcela alta de empréstimo pessoal.

Por isso, o ideal para quem está passando por uma situação de aperto é procurar linhas de crédito com taxas reduzidas e prazos estendidos.

No mercado, existe o crédito consignado e o empréstimo com garantia que são duas boas opções para ter mais prazo de pagamento.

Além disso, em ambas modalidades a taxa de juros é reduzida, o que ajuda você a sair do aperto. Então se você tem um carro ou moto quitados, cogite essa possibilidade.

3 – Faça um bom planejamento antes de tomar o empréstimo pessoal

Se você está apertado para pagar as contas, o empréstimo pessoal pode servir de alívio imediato, mas ele não irá corrigir o problema.

Muito pelo contrário, se você não fizer um bom planejamento poderá ver a sua dívida crescer ainda mais rapidamente.

Por isso, antes de tomar um empréstimo procure fazer alguns cortes no orçamento para que a parcela caiba no seu bolso e você não se atrapalhe depois.


Veja também:


4 – Não entre no cheque especial em hipótese alguma

Um grande erro que as pessoas cometem quando estão apertadas é recorrer ao cheque especial. Afinal, esse é um caminho bem fácil.

Entretanto, apesar de fácil, esse é um caminho que precisa ser evitado, pois, o cheque especial tem uma das taxas de juros mais caras do mercado.

Portanto, é até melhor você atrasar uma conta e perder um tempo atrás de um empréstimo pessoal melhor, do que entrar no cheque especial para pagá-la.

O mesmo vale para o rotativo do cartão. Evite pagar o mínimo, e se possível tome um empréstimo pessoal para pagar a fatura integral, ou renegocie a fatura.

5 – Faça uma boa comparação antes de tomar o empréstimo

Por fim, você precisa fazer uma boa comparação entre diversas financeiras e bancos antes de tomar um empréstimo pessoal.

Afinal, há uma grande diferença de taxa de juros entre uma financeira e outra, e no final isso pode ter um impacto grande no valor pago.

Uma boa alternativa é se cadastrar na plataforma Bom Pra Crédito. Feito isso você irá receber propostas de diversas financeiras, aí você escolhe a melhor opção.

Outra possibilidade é fazer uma boa pesquisa entre os grandes bancos como Santander, Itaú, Caixa, que geralmente possuem alguma linha de crédito atraente.

Mas, lembre-se: sem planejamento o seu sonho pode virar um pesadelo. Se gostou deste artigo não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais.