Por um lado ele demonstra mais tranquilidade e segurança para os brasileiros; por outro lado, como quase sempre vem acompanhada com a queda da Selic, também traz a baixa do rendimento dos investimentos fixados na taxa Selic, como renda fixa. Entenda melhor como isto influencia o seu dia-a-dia.
Realmente a inflação alcançou médias históricas, o que de fato é interessante já o Plano Real veio para organizar a inflação brasileira, a impressão que se tem é que estamos com a economia em dia. É realmente isto, inflação é sempre ruim? Veja mais a seguir.
O que a inflação baixa trará de bom
A inflação baixa é boa principalmente para a população de mais baixa renda, que poderá ter maior pode de compra, e o seu dinheiro irá render mais. É interessante dizer que com a inflação baixa é possível comprar mais com menos dinheiro, já que geralmente a inflação alta coroe o poder de compra.
A inflação alta faz com que o dinheiro se desvalorize com o tempo, a ponto de em alguns anos ter uma diferença considerável o suficiente para valer muito menos do que inicialmente. Mas, mais do que isto, uma inflação muito alta tira da população trabalhadora a capacidade de manter os gastos básicos, o que se torna muito ruim para quem tem maiores necessidades.
Não que a classe média e os mais afortunados também não sintam diferença. Mas, eles precisarão, no máximo, trocar produtos que são de nível mais alto, por outros mais simples. E, no caso dos produtos de luxo, a inflação ou deflação causam pouquíssima, ou nenhuma diferença.
Deflação também é um perigo?
Sim, a prova disto é que o Japão tem como meta aumentar a sua inflação para 2%; isto acontece por que, em caso de grande deflação (inflação baixa) fica difícil manter a indústria produzindo e as pessoas comprando.
O que afeta a produção e consumo, e acaba por dificultar o crescimento econômico e, assim, trazendo maior possibilidade de baixa de emprego e renda.
Qual é a inflação ideal?
O Brasil é um país em desenvolvimento, então uma altíssima inflação não é interessante, por outro lado, uma grande deflação pode igualmente trazer problemas e estagnar o país. Afinal de contas, qual é a inflação ideal para o Brasil, segundo especialistas, uma que gire em torno de 3% a 4%.
Neste caso, estariam assegurados o poder de compra e o desenvolvimento da economia do país, por que como tudo na vida, é necessário equilíbrio.
Veja também:
- Nubank Rewards Milhas: Veja a como o Roxinho Ajuda na Passagem de Avião
- Com a queda da Selic, como ficou o rendimento Nuconta?
- Sem cartão de crédito e quer utilizar o Uber? Conheça o Uber Cash no boleto
Conclusão
Neste artigo, você pode descobrir um pouco melhor como funciona a inflação e o que este tema que é constante nas notícias, quer dizer na sua vida e no seu dia-a-dia. Gostou da novidade? Então, nos diga a sua opinião e compartilhe com seus amigos as novidades! 😉