quarta-feira, fevereiro 21, 2024

Inflação é a mais baixa desde o Plano Real: Descubra no que isto influencia a sua vida.

Share

Por um lado ele demonstra mais tranquilidade e segurança para os brasileiros; por outro lado, como quase sempre vem acompanhada com a queda da Selic, também traz a baixa do rendimento dos investimentos fixados na taxa Selic, como renda fixa. Entenda melhor como isto influencia o seu dia-a-dia.

Realmente a inflação alcançou médias históricas, o que de fato é interessante já o Plano Real veio para organizar a inflação brasileira, a impressão que se tem é que estamos com a economia em dia. É realmente isto, inflação é sempre ruim? Veja mais a seguir.

O que a inflação baixa trará de bom

A inflação baixa é boa principalmente para a população de mais baixa renda, que poderá ter maior pode de compra, e o seu dinheiro irá render mais. É interessante dizer que com a inflação baixa é possível comprar mais com menos dinheiro, já que geralmente a inflação alta coroe o poder de compra.

A inflação alta faz com que o dinheiro se desvalorize com o tempo, a ponto de em alguns anos ter uma diferença considerável o suficiente para valer muito menos do que inicialmente. Mas, mais do que isto, uma inflação muito alta tira da população trabalhadora a capacidade de manter os gastos básicos, o que se torna muito ruim para quem tem maiores necessidades.

Não que a classe média e os mais afortunados também não sintam diferença. Mas, eles precisarão, no máximo, trocar produtos que são de nível mais alto, por outros mais simples. E, no caso dos produtos de luxo, a inflação ou deflação causam pouquíssima, ou nenhuma diferença.

Deflação também é um perigo?

Sim, a prova disto é que o Japão tem como meta aumentar a sua inflação para 2%; isto acontece por que, em caso de grande deflação (inflação baixa) fica difícil manter a indústria produzindo e as pessoas comprando.

O que afeta a produção e consumo, e acaba por dificultar o crescimento econômico e, assim, trazendo maior possibilidade de baixa de emprego e renda.

Qual é a inflação ideal?

O Brasil é um país em desenvolvimento, então uma altíssima inflação não é interessante, por outro lado, uma grande deflação pode igualmente trazer problemas e estagnar o país. Afinal de contas, qual é a inflação ideal para o Brasil, segundo especialistas, uma que gire em torno de 3% a 4%.

Neste caso, estariam assegurados o poder de compra e o desenvolvimento da economia do país, por que como tudo na vida, é necessário equilíbrio.


Veja também:


Conclusão

Neste artigo, você pode descobrir um pouco melhor como funciona a inflação e o que este tema que é constante nas notícias, quer dizer na sua vida e no seu dia-a-dia. Gostou da novidade? Então, nos diga a sua opinião e compartilhe com seus amigos as novidades! 😉

Samara Gisch Ferreira
Samara Gisch Ferreirahttps://www.cashfree.com.br
Meu nome é Samara, sou formada em Administração com MBA em Empreendedorismo, Finanças e Marketing, sou curiosa, analítica criativa e de mente inquieta e exploratória. Adoro pesquisar e discutir sobre vários e diversos temas. Sempre antenada aos assuntos financeiros e econômicos, finanças pessoais e educação financeira.

Read more

Local News