Itaú irá lançar tokens de recebíveis ainda em 2022

Itaú vai lançar nova plataforma para compra e venda de tokens. Entenda como funcionará.

Itaucard

Na quinta-feira (14), o Itaú Unibanco anunciou que ainda em 2022 fará o lançamento da nova plataforma de criptomoedas e tokens para negociação de investidores para o varejo. A expectativa de movimentação de dinheiro para os próximos anos é de centenas de bilhões de reais.

Pensando em captar ainda mais clientes, o Itaú não perdeu tempo para lançar a novidade. Atualmente, o Itaú é o maior banco da América Latina. Vale frisar também que as criptomoedas estão movimentando boa parte da economia mundial, e que recentemente o Bitcoin se tornou a moeda oficial de El Salvador. 

A ação não foi tomada à toa. No momento, há grandes previsões de que uma parte considerável de todos os ativos financeiros, como debêntures e recebíveis, sejam vendidos por meio de tokens, isto é, uma representação digital dos produtos. Confira mais informações a seguir!

CARTÃO DE CRÉDITO LATAM PASS
CARTÃO DE CRÉDITO

CARTÃO DE CRÉDITO LATAM PASS

MILHAS E VIAGENS
 
CASHBACK
Peça seu cartão e compre passagens com descontos
Você permanecerá no site atual

Por que o Itaú vai lançar a plataforma?

O intuito do maior banco da América Latina é emitir a distribuição, bem como a custódia de tokens. Isso vai agilizar, facilitar e baratear a emissão, negociação e custódia para ambas as partes. “Dá pra imaginar que cerca de 10% dos ativos de mercado nos próximos serão via tokens”, afirmou Vanessa Fernandes, chefe da recém-criada Itaú Digital Assets.

Recentemente, o Itaú concluiu um experimento que foi feito com tokens em duplicata. Foram emitidos R$ 360 mil por uma empresa cliente do Itaú, cujo prazo foi de 35 dias. Elas foram comercializadas no Private Bank. Assim, o banco já vai se preparar para poder oferecer a mesma oferta a uma base de clientes muito maior.

Segundo Vanessa, a redução e simplificação dos custos de operações, que só foram possíveis por causa do lançamento da nova plataforma, vai beneficiar diretamente os clientes que terão acesso a taxas de serviços mais atraentes do que outras plataformas que concorrem com o Itaú. 

Quais serão os benefícios para os clientes?

Com as mudanças e o lançamento da nova plataforma, quem é cliente do Itaú, os clientes terão a possibilidade de gastar menos, já que as taxas de administração serão menores do que aquelas cobradas para produtos de investimentos tradicionais. Vanessa explica ainda que a iniciativa está de olho na demanda crescente de clientes por ativos digitais.

Porém, os investimentos estão diretamente ligados às criptomoedas como Ethereum e Bitcoins. De todo modo, o banco vai disponibilizar aos usuários uma funcionalidade para comprar e vender as moedas digitais ao varejo. De acordo com Vanessa, isso pode acontecer dentro dos próximos dois anos.

Essa ação lançada pelo Banco Itaú demonstra uma virada na postura do banco, que desde sempre, tem sido muito tradicional e conservador em relação às criptomoedas. Isso acontece em parte porque ainda não existem ferramentas tão eficientes capazes de detectar fraudes e evitar riscos como, por exemplo, nos casos de lavagem de dinheiro.

Abra a sua conta

Ainda não tem conta no Itaú? Agora você pode abrir diretamente pelo app, que está disponível para Android e iOS. Além de abrir uma conta no banco tradicional, você também poderá abrir a conta digital do Itaú, o Iti, que oferece um cartão de crédito sem anuidade e os mesmos benefícios de uma carteira digital (semelhante ao PicPay).

Ao abrir a conta, o sistema validará as informações, e estando tudo correto, você poderá fazer a solicitação do cartão (os processos são independentes). Ao ser aprovado, você poderá usar o cartão imediatamente por meio do app, com o seu cartão virtual.

Gostou de saber sobre as novidades da plataforma de investimentos do Itaú? Aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais e ajude-nos a divulgar este tipo de informação para mais pessoas!