Mastercard quer emitir cartões no metaverso, revelam patentes

Mastercard faz pedido de 15 patentes para cartões e NFTs no metaverso. Expectativa é que mais de 2 bilhões de pessoas façam parte do metaverso até 2026.

Mastercard

Alguns pedidos realizados no início de abril sugerem que a Mastercard está planejando criar cartões de crédito no metaverso, além das próprias NFTs. Hoje, a empresa é uma das maiores processadoras de pagamentos do mundo.

Em abril, foram criadas 15 patentes relacionadas aos universos de NFTs e metaverso. Com esses pedidos, ficou evidente que a empresa está planejando seu próprio sistema de pagamentos no mundo virtual utilizando os próprios cartões.

Esse movimento está seguindo uma tendência de outras empresas, que veem o mundo virtual como o futuro para o comércio. Mas afinal, você sabe o que é o metaverso?

CARTÃO DE CRÉDITO CARREFOUR
CARTÃO DE CRÉDITO

CARTÃO DE CRÉDITO CARREFOUR

RECOMPENSAS
 
FÁCIL ACEITAÇÃO
Peça seu cartão e ganhe descontos nas redes parceiras
Você permanecerá no site atual

Entenda o metaverso

Há algum tempo, Mark Zuckerberg anunciou a mudança de nome do Facebook para Meta, e desde então, iniciou-se o debate sobre o que é o metaverso, que para muitos, será a próxima página da Internet e tecnologia. 

O metaverso vem sendo idealizado como um mundo virtual onde as pessoas poderão praticar qualquer atividade, como trabalhar, jogar games, fazer compras e até se relacionarem com outras pessoas. Essa é a aposta mais recente das grandes empresas para criar um novo modelo de comunicação entre as pessoas.  

Algumas empresas como Roblox e Microsoft estão investindo muito dinheiro para também terem uma fatia deste novo universo promissor. Nele, não apenas vamos consumir novos conteúdos, mas sim estaremos dentro deles. 

A interação entre os seres humanos será feita de forma virtual por meio de avatares. Esse mundo vai ser criado com base em tecnologias mais recentes, como realidade aumentada, realidade virtual, criptomoedas, NFTs, etc. A ideia é que a Internet vire um ambiente 3D em que seja possível fazer uma imersão total. 

Por enquanto, a maior dificuldade para descrever este novo universo está no fato de que ele ainda não existe. Porém, as maiores empresas do mundo estão investindo toneladas de dinheiro para viabilizar o metaverso em pouco tempo. 

No que a Mastercard está se envolvendo?

No dia 4 de abril de 2022, a Mastercard fez 15 pedidos de patentes, incluindo um marketplace para criptomoedas e cartões virtuais de débito e crédito que possam ser utilizados para fazer pagamentos no metaverso. Além disso, um dos pedidos da administradora de cartões foi feito para arquivos de músicas que possam ser baixadas da Internet e que tem lastro em NFTs, bem como outros arquivos digitais, como imagens e vídeos.

De acordo com um porta-voz da Mastercard que não quis se identificar, “Estamos continuamente procurando por oportunidades de entregar experiências novas e únicas para nossos usuários. Esses pedidos são simplesmente parte desse esforço, garantindo que a proteção de nossas marcas registradas se alastre para o metaverso”.

Pouco tempo depois, a Mastercard fez novos pedidos com foco em finanças e NFTs relacionados a eventos. Um dos mais recentes, o Fashion Week, teve como atração a Dolce & Gabana que mostrou uma nova coleção em realidade paralela.

A Visa, maior concorrente da Mastercard, não quer ficar para trás, e também está de olho no mercado. em 2021, o head de operações em criptoativos da Califórnia contou que esse mercado está apenas começando, e que os números são expressivos e o crescimento é acelerado, apontando que muita coisa ainda vai acontecer.

O metaverso é o novo foco das maiores empresas do mundo, e de acordo com a Gartner, até 2026, mais de 2 bilhões de pessoas estarão inseridas utilizando o metaverso. Ou seja, a previsão é para que isso vire uma realidade em menos de 4 anos.

Gostou de saber mais sobre o que é o metaverso e as novidades que estão chegando no mercado? Então aproveite para compartilhar esse conteúdo em suas redes sociais e ajude-nos a disseminar esse tipo de informação!