Banco Pan
Todo mundo sabe que os bancos digitais têm ganhado cada vez mais espaço no cenário econômico do Brasil. Por isso, a competição entre essas empresas também vem crescendo cada vez mais.
E para se destacar da concorrência, os bancos digitais estão oferecendo cada vez mais benefícios que atendam às necessidades reais dos clientes. Esta é a nova aposta do Banco Pan com o seu banco digital.
O desenvolvimento do novo app durou quase dez meses, e ele foi planejado pensando em aumentar o engajamento com o cliente atendendo suas reais necessidades. Confira a matéria a seguir.
O que o novo app do Banco Pan oferece como diferencial?
O lançamento da nova plataforma foi fundamental para o banco, já que o mobile concentra hoje praticamente todas as transações que são realizadas pelos clientes. Em média, 40% da carteira de crédito do Banco Pan corresponde ao perfil de cliente que só utiliza os canais digitais.
Somente no 4o trimestre de 2021, mais de R$ 18,7 bilhões de reais foram movimentados. De acordo com o head do banco, Pedro Poli Romeiro, “Sentimos a necessidade de segmentar a nossa base de clientes dentro da experiência do aplicativo, dado que somos o banco digital com o portfólio de produtos de crédito mais completo do mercado e temos a união com a Mosaico, que traz a plataforma de consumo para dentro do nosso ecossistema”.
De acordo com o head de operações, o Banco Pan lançou um novo app pensando em três pilares estratégicos, sendo eles monetização, engajamento e crescimento.
Em 2021, o banco fechou o caixa com 12,7 milhões de clientes, sendo que mais da metade é ativa. Ou seja, que realizaram qualquer tipo de movimentação nos últimos 90 dias.
Banco Pan pensa na real necessidade dos clientes
Mas não basta ter um app com ótima interface se ele não atende o que o cliente realmente precisa. É cada vez mais importante customizar um produto e/ou serviço pensando na jornada do cliente. Para isso, é utilizada a inteligência artificial com dados em tempo real.
Ainda segundo o head, “A plataforma completa permite, por exemplo, que o cliente entre pela Mosaico para fazer uma compra, que é financiada pelo crédito do Pan; na sequência, ele abre uma conta, nós concedemos o cartão, e ele contrata um crédito de veículos. São muitas conexões”, comenta.
A intenção do Banco Pan é aumentar o cross sell, isto é, a venda cruzada. Ela está crescendo de forma gradativa. No segundo trimestre, estava em 2,2 (número médio de produtos), que aumentou para 2,6 no quarto trimestre.
O que mais tem ganhado destaque é a contratação de crédito, pois em apenas um ano, o número de clientes que passaram a fazer um financiamento aumentou em 160%, passando de 2,1 milhões para 5,4 milhões, um aumento bem considerável. Parte do aumento se deve ao lançamento de novos produtos que aconteceram durante o ano, especialmente durante o segundo semestre, em que foi lançada a antecipação do saque do FGTS, o saque de aniversário.
Em dezembro de 2021, também foi lançada uma linha de crédito pré-aprovado para aquisição de veículos.
“Dado que o nosso público é das classes C, D e E e que muitos passaram a ter acesso ao sistema bancário de forma mais aprofundada agora, dentro desse contexto da jornada e de guiar e educar, vimos a importância de ter uma versão mais atraente do aplicativo. Desenhamos uma nova arquitetura a partir de pesquisas com os clientes em busca de uma experiência mais fluída, leve e guiada”, disse Marçal, que ressaltou que o aplicativo funciona não apenas em celulares com iOS, mas também em versões mais antigas de Android.”, comentou Leandro Marçal, o executivo-chefe de Tecnologia.
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