Nubank está cada vez mais inclusivo. Entenda!

Com o objetivo de aumentar a diversidade dentro do quadro de funcionários, o Nubank está promovendo diversas ações afirmativas. Uma delas é o programa “Yes, She Codes”, voltado para a contratação de mulheres engenheiras de softwares.

Nubank

Nubank inclusivo

O Nubank é o maior banco digital da América Latina, e o seu sucesso não veio à toa. Afinal, a instituição está sempre inovando, trazendo novas funcionalidades para facilitar a vida dos seus clientes.

Além disso, o banco também está se tornando cada vez mais inclusivo, focado em aumentar a diversidade do seu time. Isso pode ser visto nos últimos processos seletivos que foram realizados pela instituição.

Recentemente, o Nubank abriu um processo seletivo somente para pessoas negras para atuar como analista de negócios e outro somente para mulheres que trabalham na área de tecnologia. Quer saber mais? Vem com a gente.

CARTÃO NUBANK
CARTÃO DE CRÉDITO

CARTÃO NUBANK

SEM ANUIDADE
 
FÁCIL ACEITAÇÃO
Um cartão na medida para você!
Você permanecerá no site atual

Diversidade dentro da instituição

O Brasil é um país que tem mais de 50% da sua população entre negros e pardos. No entanto, apenas 4,7% dos cargos de liderança dentro das empresas são ocupados por pessoas negras e pardas.

Isso mostra que há uma desigualdade racial gritante no país. O fato começou a chamar a atenção de diversas organizações. No ano de 2020 o Magalu promoveu o seu primeiro trainee apenas para candidatos negros e pardos.

A intenção da iniciativa era promover um ambiente mais diverso dentro do alto escalão da empresa. Apesar da polêmica inicial, logo na sequência vieram outras companhias fazendo a mesma coisa. E com o Nubank não seria diferente.

Neste ano, a instituição abriu um processo seletivo para analista de negócios apenas para profissionais negros. Esse já foi um pontapé inicial para que o banco começasse a ter um quadro mais diverso de funcionários.


Veja também:


Programa de inclusão feminina

Um outro programa que o Nubank também passou a oferecer para aumentar a diversidade é o “Yes, She Codes”. Ele teve a sua quarta edição realizada na semana passada, e é destinado apenas à contratação de mulheres engenheiras de softwares.

Essa é uma área considerada bastante masculina. Por isso, o Nubank está querendo quebrar os paradigmas ao contratar mais mulheres. Além da vaga de emprego, o programa busca conectar mulheres do setor de tecnologia através de webinars e troca de experiências com profissionais da fintech.

Só para ter uma ideia, nas três primeiras edições do programa, cerca de 6 mil mulheres puderam criar redes de contato e trocar experiências na área. Isso vem tornando o ambiente interno da instituição muito mais inclusivo.

Metas de inclusão do Nubank

De acordo com o Nubank, uma das metas de inclusão da instituição é ter pelo menos 50% de igualdade entre homens e mulheres no quadro de funcionários até o ano de 2025. Por isso, a instituição vem realizando essas ações afirmativas.

Segundo Silvia Kihara, líder global de recrutamento de tecnologia do Nubank, a área de tecnologia ainda é o setor onde a representatividade de gênero precisa evoluir bastante. Afinal, é onde há uma predominância masculina.

Ela destaca que o programa “Yes, She Codes” se tornou um evento recorrente no calendário atual justamente por causa disso. Cerca de 150 pessoas trabalham para receber as candidatas neste processo seletivo.

Ações afirmativas colaboram para a inclusão

Conforme vimos, o Nubank está promovendo diversas ações afirmativas para deixar o ambiente interno da empresa cada vez mais diverso e inclusivo. E essas ações deverão crescer ainda mais daqui para frente.

Inclusive não é só o Nubank que está focado em ampliar as ações afirmativas. Diversas outras instituições também estão de olho nesse setor. Afinal, já há uma cobrança maior da sociedade por mais inclusão.

A intenção é que daqui alguns anos tenhamos um Brasil mais diverso e mais justo para todos. Por mais distante que ainda pareça a chegada deste dia, é por meio das ações afirmativas que ele virá.

Gostou deste artigo? Então não deixe de compartilhar com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais e nos ajude a disseminar o conhecimento.