Bradesco

O Banco Bradesco acaba de anunciar que a partir de agora, permitirá que os usuários possam fazer transações Pix no próprio ambiente do banco com saldos de outros bancos, contanto que a conta esteja no mesmo nome. Esse recurso começou a ser disponibilizado a partir do dia 05 de outubro.
Na prática, o cliente poderá fazer um Pix logado em sua conta do Bradesco com o saldo do Itaú, por exemplo, ou de qualquer outro banco, ao invés do dinheiro ser debitado diretamente da conta do Bradesco. Essa possibilidade foi homologada pelo próprio Banco Central.
O recurso disponibilizado pelo Bradesco se baseia no Open Finance, que permite o compartilhamento de dados do usuário entre outros bancos, mediante permissão do usuário. O Bradesco é o primeiro banco no Brasil a oferecer este recurso. Confira mais informações a seguir!
Como funciona e quais são as vantagens do Open Finance que o Bradesco utiliza?
Para poder efetuar uma transferência do Bradesco para outro banco, basta o cliente entrar na área Pix do aplicativo do Bradesco, escolher de onde sairá o dinheiro (de qual instituição), e então definir o valor que será transferido. Depois basta direcionar ao ambiente de outro banco, onde o cliente fará o login normalmente.
Também será necessário passar pela autenticação por uma questão de segurança, conferir as informações e por fim autorizar se o valor pode ser transferido. Ao fazer a confirmação da transação, o Pix será realizado, e o cliente será redirecionado para o app do Bradesco normalmente.
Para o cliente, a vantagem é a praticidade que o Bradesco oferece de poder o saldo de várias contas em um único ambiente. Além disso, todas as transferências podem ser centralizadas em um único canal, ainda que o dinheiro não esteja nessa conta. Não é um recurso obrigatório para os clientes, e ficará disponível a todos os usuários do banco.
Fase 3 do Open Finance
Essa nova possibilidade oferecida pelo Bradesco só é possível por conta da fase 3 do Open Finance. Os ITPs são iniciadores de transação de pagamentos, e nada mais são do que empresas que têm regulação do Banco Central e que podem iniciar transferências e pagamentos para os usuários.
Para que uma instituição se torne um ITP, é fundamental que ela seja certificada e homologada pelo Banco Central, que é um selo de garantia. Atualmente, o Brasil tem 13 instituições liberadas, sendo elas o Banco do Brasil, Itaú, Bradesco, Mercado Pago, BTG, Inter, Sicoob e outros.
No entanto, nem todos podem lançar serviços e produtos, mesmo tendo essa autorização do Banco Central. Por exemplo, o Mercado Pago e o Banco do Brasil oferecem atualmente uma opção bem parecida com a ferramenta do Bradesco, cujo nome é cash-in, e permite que o usuário disponibilize dinheiro de instituições diferentes para a sua própria conta.
Já o Bradesco deu um passo maior, permitindo que os clientes utilizem o Pix para usufruir da ferramenta. Ainda não há previsão para que outros bancos e instituições bancárias ofereçam a mesma possibilidade, mas já estão trabalhando para que isso ocorra o mais rápido possível.
Caso você ainda não tenha uma conta no Bradesco, saiba que é possível abrir uma conta utilizando o próprio app no celular, disponível para iOS e Android, sem precisar comparecer a uma agência. E se preferir, ainda poderá abrir uma conta também no banco digital que pertence ao Bradesco.
Gostou de saber mais sobre a nova tecnologia que o Bradesco implementou para facilitar a vida dos usuários na hora de fazer um Pix? Aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais, e ajude-nos a disseminar a informação para mais pessoas!