PIX e TED, boleto e cartões: quais são as diferenças?

Pagar contas utilizando meios digitais, está cada vez mais comum entre os brasileiros. Descubra a seguir as diferenças entre pagamentos com Pix, TED, boletos e cartões.

Publicidade
Publicidade

PIX e TED, boleto e cartões

pix

Já ouviu falar do PIX? Afinal de contas o que significa este novo método de pagamento? Qual a diferença entre PIX e TED, boleto e cartões? Continue lendo e descubra como funciona e quais as características e objetivos de cada um.

Pagar contas utilizando meios digitais, está cada vez mais comum entre os brasileiros. Além disso, a cada dia surgem novos meios de pagamentos, como o PIX que compensa até mesmo fora do horário bancário.

PIX e TED, como funcionam?

O PIX é uma inovação de sistema de pagamento trazida pelo Banco Central. Ele e nada mais é do que uma forma de realizar transferência de valores 24 horas por dia, em feriados e fins de semana também.

A diferença do PIX para o TED é justamente o fato dele ser instantâneo, enquanto o TED é uma transferência que pode demorar horas ou dias dentro do horário bancário.

Publicidade

Além disso, o TED usa os dados bancários do recebedor, como agência, conta e CPF. Já o PIX utiliza apenas uma chave e um link, basta acessar o código para transferir ou receber o dinheiro.

Publicidade

Quais são as características do PIX?

– Utilização de chaves para confirmar a transação como: e-mail, número de telefone celular, CNPJ e CPF.

– EVP, é um número gerado pelo sistema, para quem não quiser informar os outros dados que servem como chave.

– QR Code, através dele é possível que você receba e transfira valores utilizando a imagem do QR Code que gerando um link único.

– Alguns bancos como Santander, Nubank e Inter já estão fazendo alterações para se adequar ao PIX e começar a realizar pagamentos e transferências instantâneos.

Boletos e cartões, os já tradicionais meios de pagamentos

Os boletos, já muito conhecidos do público, vem com CPF, endereço e outras informações de quem paga, e também de quem recebe o valor compensado. Atualmente, é possível emitir boleto de cobrança até mesmo em contas pessoais com CPF, nos aplicativos como Nubank e Inter.

O cartões pré-pagos, de crédito e débito funcionam para compras digitais e físicas também, como já é do conhecimentos de muitos. Inclusive, se você procura por um cartão de crédito, saiba que neste site é possível encontrar diversas opções e dicas legais. 😉

Além disso, também existem cartões virtuais como o Superdigital que funcionam exclusivamente pela internet. Por exemplo, você pode comprar no 99 táxis, iFood, Uber e Carbify utilizando um cartão virtual, sem que exista a versão física de plástico.


Veja também:


Conclusão

Enfim, neste artigo você descobriu como funcionam e quais as diferenças entre os meios de pagamento PIX e TED, boletos e cartões. Interessante, não é mesmo? Afinal de contas, ao entender melhor como são estas formas de pagamento é possível escolher a que melhor se encaixa na necessidade, oportunidade ou contexto específico.

Gostou das informações e novidades? Não deixe de comentar conosco a sua opinião e compartilhar o artigo nas redes sociais. 🙂