Quando é preciso fazer um empréstimo?



Anúncios



Publicidade

Quando os imprevistos acontecem, o empréstimo rápido pode ser uma solução. Entenda alguns motivos e situações mais comuns que levam o brasileiro a fazer empréstimo rápido e fácil.

Quais situações levam uma pessoa a fazer o empréstimo? Como escolher um empréstimo que realmente vai resolver seus problemas financeiros? No post de hoje, o Crédito 21 vai analisar com você as principais razões que levam o brasileiro a fazer um empréstimo pessoal.  

Quando você está com dinheiro no banco e com as contas em dia, todos os bancos e financeiras querem te emprestar dinheiro. Já observou isso? Na hora do aperto, quando você realmente precisa, é comum recebermos alguns “nãos”. Mesmo com essas negativas, não se desespere, continue procurando e avaliando a opção capaz de resolver de vez o seu problema.

Os motivos para um empréstimo

Consolidação de dívidas

O principal motivo que leva o brasileiro a fazer um empréstimo é a consolidação das dívidas. Nesse caso, a pessoa faz um único empréstimo, com juros mais baixos e prazos mais longos. O ideal nesses casos é somar todas as contas atrasadas, cheque especial, cartões, tudo que está sem pagamento.

Seja realista e já faça a previsão das multas e juros cobrados pelas contas que estão em atraso e some esse valor ao montante necessário. Analise as opções oferecidas, as taxas e os prazos. Um empréstimo, na verdade, é a “compra” de um dinheiro. Então compare, faça simulações, pesquise da mesma forma que você faz quando vai comprar algum produto, não tenha vergonha de perguntar para entender todo o processo.



Publicidade

Situações imprevistas

Situações inesperadas, como doença ou morte na família, um prejuízo repentino, uma despesa não prevista (que precisa ser paga imediatamente) ou uma batida de carro, levam milhares de brasileiros a recorrerem a um empréstimo pessoal. Na hora do sufoco é importante ter calma para não entrar num empréstimo impagável. Você não é o primeiro e nem será o último a viver evento imprevisto.



Anúncios

Realizar um sonho (viagem, reforma, cirurgia plástica)

Um empréstimo pessoal pode ser a oportunidade para você realizar aquele sonho, como viagem, festa, reforma da casa ou até uma cirurgia plástica. Essas situações não são urgentes, permitem um certo planejamento. Veja os custos do seu sonho. Como não existe uma urgência, pesquise com calma as melhores opções, as menores taxa, os melhores prazos. Muito cuidado para o sonho não virar pesadelo.

Montar um negócio

Milhões de brasileiros têm vontade de ter um negócio próprio. Muitas vezes uma boa ideia de empreendimento, que poderia significar lucro e geração de empregos, pode ficar no papel por falta de recursos. Os empréstimos para novos negócios tendem a ter juros mais baixos. Principalmente se você tem um bom plano de negócios e consegue apresentar ao seu financiador. Então, mãos à obra e faça monte seu plano de negócio.

Investir em educação

A cada ano estudo o salário do brasileiro aumenta 15% em média, de acordo com a Fundação Getúlio Vargas. Investir em educação é a melhor forma de garantir o futuro. Mas a realidade é que maioria dos brasileiros não têm acesso a ensino público de qualidade, nem pode pagar escolas particulares. Empréstimo para bancar a formação, a faculdade, uma pós-graduação, ou mesmo uma atualização profissional pode ser o seu caso. Os financiamentos maiores, de cursos inteiros, oferecem a opção de só começar a pagar depois de formado.

Conclusão

Independente da situação, a tomada de um empréstimo é uma decisão a ser muito bem pensada. Converse com a família, com a um amigo mais próximo, fale e ouça. Discuta em casa formas de cortar despesas. Apresente o valor e o prazo da parcela do empréstimo que você está se comprometendo a pagar. Boa sorte!

[relfake id=”1″]