Santander vai usar cartões de plástico reciclado

A novidade será válida para os novos clientes. Os atuais modelos SX e Elite são equivalentes a 76% das emissões dos cartões

Santander

O Santander SX e o Elite, dois dos cartões preferidos dos usuários do Santander, correspondem a 76% do total de emissões de cartão do banco, um número muito expressivo.

E para surfar a onda verde de sustentabilidade, o Banco Santander anunciou que os cartões de crédito para novos clientes serão feitos a partir de plástico reciclado para os dois modelos citados acima.

O Santander é o segundo banco a se preocupar com questões ambientais. A primeira novidade veio do C6 Bank, que passou a produzir cartões com material biodegradável, produzidos a partir do milho.

CARTÃO DE CRÉDITO SANTANDER SX
CARTÃO DE CRÉDITO

CARTÃO DE CRÉDITO SANTANDER SX

CASHBACK
 
FÁCIL ACEITAÇÃO
Use seu cartão virtual para fazer compras online
Você permanecerá no site atual

Santander utilizará plástico reciclado

A novidade do banco foi anunciada na quarta-feira (15), e será válida para todos os novos clientes, além dos que pedirem a reemissão do cartão. Como mencionado, os dois cartões juntos somam mais de 76% do volume de cartões emitidos, um número excessivamente grande considerando que todo o plástico, quando descartado, muitas vezes não é reciclado.

Os eco cards que estão sendo produzidos pelo Santander utilizam a tecnologia contactless, com pagamento por aproximação. Além disso, eles terão a mesma durabilidade e qualidade dos modelos convencionais (que são produzidos com plástico não reciclado).

Apesar de o design do cartão não ter sofrido nenhuma mudança, a única coisa que mudou foi um selo adicional colocado no verso do cartão, que representa a sustentabilidade. Com isso, o Santander tem a perspectiva de diminuir em até 85% os resíduos de plástico que são descartados no meio ambiente, além de diminuir em mais de 37% a emissão de gases poluentes que contribuem para o efeito estufa.

Além disso, os próprios cartões eco poderão ser reciclados novamente após serem descartados.

Novos modelos de cartão do Santander diminuem impactos ambientais

O novo modelo de cartão que está sendo lançado pelo Santander faz parte dos projetos relacionados ao compromisso global que a empresa assumiu para alcançar a emissão líquida zero de carbono em todos os bancos do grupo em até 2050. Essas metas foram alinhadas com o Acordo de Paris, sobre as mudanças climáticas que estão impactando negativamente o banco.

Nos últimos 3 anos, o Santander já providenciou algumas mudanças como, por exemplo, a substituição de transporte de documentos físicos pelos digitais, evitando assim que uma quantidade excessiva de papel fosse utilizada nos bancos da rede. Essa iniciativa reduziu em mais de 50% o consumo do papel nos prédios administrativos e nas próprias agências do Santander.

Com a mudança, o banco também acabou reduzindo consideravelmente a emissão de gases no ambiente (mais de 15%). Em 2020, no início da pandemia, o banco zerou o uso de plástico dos prédios administrativos e das agências. E para complementar, até 2025, o banco se comprometeu a implementar fontes de energia renovável nas agências de todo o Brasil para reduzir o consumo de energia.

Como solicitar o Santander SX?

Se você se interessou pela iniciativa do banco e ainda não tem o seu cartão, basta arrastar a tela para cima e clicar no botão de solicitação para entender como solicitar o seu. O cartão SX do Santander oferece inúmeros benefícios aos usuários, além de uma conta digital.

Para pedir o seu, basta fazer o download do app. Se você ainda não tem uma conta, ela poderá ser criada em poucos minutos. Após preencher os formulários as informações que o banco vai solicitar, já poderá usar a sua conta para fazer operações como transferência, pagamentos, depósitos, Pix, etc.

Ao pedir o cartão, você passará por um processo de análise, e caso seja aprovado, o cartão será enviado ao endereço cadastrado em poucos dias, sendo que você poderá usar o cartão virtual neste meio tempo.

Gostou de saber sobre as novidades do Santander? Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!