Saque Nuconta: Resolução BACEN determina 4 saques grátis, como fica para o Nubank?

Recentemente o BACEN determinou que são gratuitos 4 saques mensais em conta-corrente. Veja a seguir mais detalhes sobre a resolução e como ela se aplica ao saque Nuconta. Veja a seguir as informações referentes a nova regulamentação do Bacen, também entenda como ela pode afetar as retiradas em espécie do Nubank.

Não é novidade que o Nubank cobra uma taxa salgada dos seus clientes para que eles realizem saques na Rede 24 horas. Entenda como a normativa influenciará nisto e quais são as medidas que o Nubank está formulando para contornar o problema.

Quais os detalhes da resolução do BACEN nº 3919?

Nesta resolução, o Banco Central determinou que todos os clientes de conta-corrente tenham direito a 4 saques gratuitos por mês. Como se trata de uma resolução é uma determinação e nenhum banco pode ficar de fora.

A tarifa de saque junto com outros produtos considerados prioritários, especiais e básicos, receberam isenção legal e imposta. É importante dizer que neste caso, a isenção é dada somente a pessoas físicas, e em serviços essenciais.

A regra que vale para todas as instituições bancárias para os 4 primeiros saques. Segundo a rede 24 horas, estes saques podem ser feitos tanto no banco quando na rede, que os 4 primeiros serão igualmente isentos.

É importante salientar que os saques não são cumulativos e, portanto, caso em um mês você não utilize todos os serviços, ele não se acumulará para o próximo mês. Por exemplo, se em um mês você utilizar 3 saques, no próximo período terá direito apenas a 4 saques novamente, e não terá acesso a 5 retidas sem custo em um mês.

Também deve ser dito que as 4 isenções valem apenas para as contas-correntes, enquanto as poupanças têm direito a 2 saques gratuitos no período de um mês.

Saque Nuconta agora é gratuito?

A tarifa do saque Nubank na Rede 24 horas é de R$ 6,50 por operação, não importando o valor. Onde R$ 0,94 centavos são para os impostos e restante para manutenção, transporte e aluguel dos caixas eletrônicos.

Entretanto, a Nubank se posicionou dizendo que o saque gratuito aplica-se somente as conta-corrente que recebem depósito à vista. E a Nuconta é uma conta de pagamentos, por isso o valor da taxa se mantém e é repassado integralmente aos clientes.

Existe alguma previsão para o Saque Nuconta ser gratuito?

É possível que a tarifa acabe, graças a tecnologia da TecBan outra rede interbancária que fica disponível o dia inteiro. Esta tecnologia visa servir como apoio as fintechs de bancos digitais.

Conclusão

Enfim, neste artigo você descobriu a nova resolução do Bacen dos 4 saques gratuitos em conta-corrente. Depois vimos que, infelizmente, a resolução não se aplica ao Saque Nuconta.

Entretanto, futuramente poderão ser extintas as cobranças de tarifas para retirada de dinheiro em caixas interbancários. O que será muito útil para as fintechs bancárias.

Gostou do artigo? Comente conosco sua opinião e compartilhe com os amigos.