Você tem até o final de 2020 para aderir a modalidade saque-rescisão do FGTS



Anúncios



Publicidade

O prazo final é até 31/12/2019, depois você precisará esperar mais 2 anos para aderir a modalidade saque-rescisão do FGTS. As recentes reformas na legislação trabalhista têm causado um pouco de confusão entre os trabalhadores em vários aspectos, veja a seguir informações úteis.

Entenda as diferenças entre saque aniversário e rescisão e imediado, veja os calendários, os valores e as datas importantes. Também descubra qual é a melhor opção para você, siga o artigo e entenda mais.

O que é saque-aniversário e saque-rescisão do FGTS? Qual a diferença?

O saque-aniversário é a nova proposta do governo, onde o trabalhador pode retirar anualmente, no seu aniversário um valor do FGTS. Já no saque-rescisão, o empregado recebe FTGS apenas em caso de demissão sem justa causa.

Se você aderiu ao saque-aniversário, mas quer voltar para o saque-rescisão do FGTS, você tem até 31 de dezembro para fazer isto, então fique atento. Uma vez que o prazo tenha passado, será necessário esperar dois anos para mudar entre as alternativas novamente.



Publicidade

Qual é o calendário de retirada do saque-aniversário do FGTS?

Em 2020 o saque será um pouco diferente, com um calendário próprio. Veja a seguir:



Anúncios

Os valores também podem mudar muito então fique atento ao que você pode receber.

saque-rescisão do FGTS

Afinal de contas, o que é melhor saque-aniversário ou saque-rescisão?

Do ponto de vista de investimentos, vale muito mais apena você retirar o valor anualmente e aplicar em outro rendimento que tenha uma taxa de juros mais atraente. Por outro lado, é necessário que você entenda que caso seja demitido o empregador não paga uma multa de FGTS, entretanto, os tradicionais 40% permanecem.

A taxa de remuneração do fundo de garantia realmente não é das melhores, fazer uma retirada anual e aplicar ela em um fundo particular de previdência pode ser uma sacada e tanto. Já que pode garantir uma aposentadoria mais confortável sem nenhum custo adicional, apenas gerenciando de outra forma os recursos, entretanto para isto é necessária disciplina financeira.

Pense só, sem investir absolutamente nada você pode construir um fundo de previdência privada fazendo aportes anuais no valor do saque de aniversário. Esta atitude simples, não vai interferir no seu orçamento, já que você terá apenas que resistir a tentação de gastar o dinheiro em outra coisa. E, quando se aposentar terá um valor para viver mais confortavelmente.

O que é o saque imediato?

O saque imediato nada tem a ver com a modalidade escolhida de saque aniversário ou rescrição. Não se preocupe suas alterações na modalidade de escolha de retirada do FGTS não implicarão em mudança no saque imediato, que tem calendário e características próprias.

Conclusão

Enfim, neste artigo você viu que pode mudar para a modalidade saque-rescisão até 31 de dezembro de 2020, então se esta é a sua intenção o prazo está bem apertado. Também vimos o calendário do saque-aniversário e como funcionam os valores que cada um tem direito com base no valor das contas.

Por fim, discutimos se é ou não vantagem aderir ao saque-aniversário e vimos que, pode ser sim uma oportunidade de investimento, se bem aproveitada. E ainda falamos sobre o que é saque imediato e como ele é independente das outras modalidades de saque do FGTS.

Veja também o post: “Como ganhar dinheiro pelo celular: aprenda a lucrar

Gostou do artigo? Então comente conosco sua opinião!