Serasa lança ferramenta para análise de crédito. Entenda!

A Serasa lançou recentemente o Calibrador da Inadimplência que leva em conta o cenário pós-pandemia. O objetivo da nova ferramenta é reduzir os riscos de falta de pagamento nas operações de crédito.

Serasa

nova ferramenta serasa

No ano passado, devido à crise causada pela pandemia, houve um aumento de 2,6 milhões de inadimplentes no país. E isso ligou o sinal de alerta tanto às instituições financeiras quanto às empresas que vendem a prazo.

E para ajudar essas organizações na tomada de decisão sobre a concessão e gestão de crédito, a Serasa Experian está lançando o Calibrador de Inadimplência. A ferramenta foi criada com base em inteligência de dados e scores customizados.

Vale destacar que a nova ferramenta leva em conta o contexto da covid-19 com dados atualizados dos perfis dos consumidores. Quer saber mais sobre essa nova ferramenta lançada pela Serasa? Vem com a gente.

SERASA EXPERIAN
CARTÃO DA CONTA DIGITAL

SERASA EXPERIAN

RECOMPENSAS
 
SEM ANUIDADE
Ganhe comissões e muito mais!
Você permanecerá no site atual

Nova ferramenta de Análise de Crédito

Por conta do aumento da inadimplência, a Serasa Experian está lançando uma nova ferramenta para ajudar as empresas na tomada de decisão sobre a concessão e gestão de crédito. Trata-se do Calibrador de Inadimplência.

Conforme antecipamos, a nova ferramenta foi criada com base em inteligência de dados e scores customizados. De acordo com a Serasa, é levado em consideração também o contexto da covid-19.

Sendo assim, as empresas conseguem conceder crédito de maneira mais assertiva e com isso mitigam os riscos por falta de pagamento. Isso evita que a inadimplência possa comprometer o fluxo de caixa da organização.

Vantagens do Calibrador de Inadimplência

Uma das grandes vantagens que a nova ferramenta traz é que não será necessário ajustar dinâmicas internas para se adequar à pandemia. Afinal, a solução oferecida pela Serasa é bem simples.

Nesse sentido, a empresa pode continuar usando a mesma política e o mesmo score consultado, com apenas uma variável adicional. Isso aumenta a eficácia dos números e ajuda a controlar a inadimplência.

Alex Franco, diretor de Soluções de Crédito, diz que o objetivo da ferramenta é permitir que o concessor de crédito tenha mais confiança e previsibilidade na operação e que o número de concessões no mercado se mantenha no mesmo ritmo.


Veja também


Recurso foi testado antes de ser lançado

O novo recurso da Serasa foi testado em um projeto piloto realizado com 200 mil CPFs de um grande varejista brasileiro, e se mostrou bastante eficaz. Só para ter uma ideia, a política de crédito adotada anteriormente era ineficiente e tinha gerado um crescimento de até 13% de inadimplentes.

Depois de três meses de implementação do Calibrador, a inadimplência diminuiu em 7,2%, o que manteve taxa e volumetrias de aprovação. Ou seja, melhorou o número de inadimplentes sem diminuir o volume de negócios.

Franco afirma que a intenção é manter a economia girando e fazer com que o momento que vivemos não leve a uma redução na oferta de crédito. Afinal, se isso acontece, também há diminuição na atividade econômica.

Crédito é fundamental para a retomada da economia

De acordo com Franco, o crédito é uma ferramenta fundamental para a retomada econômica no país, assim como o empoderamento dos consumidores e das empresas. Por isso, não deve ser rompido.

Entretanto, quando há um aumento na inadimplência, as empresas tendem a diminuir a oferta de crédito, tornando-a mais restrita. Por isso, a nova ferramenta vem para melhorar a análise sem que a empresa precise diminuir essa oferta de crédito.

Quanto mais as empresas conseguirem ofertar o crédito mantendo a inadimplência sob controle, é melhor. Por isso, novas ferramentas costumam ajudar nesse processo, e o Calibrador de Inadimplência é uma delas.

Gostou deste artigo? Então não deixe de compartilhar com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais e nos ajude a disseminar o conhecimento.