Serasa

No ano passado, devido à crise causada pela pandemia, houve um aumento de 2,6 milhões de inadimplentes no país. E isso ligou o sinal de alerta tanto às instituições financeiras quanto às empresas que vendem a prazo.
E para ajudar essas organizações na tomada de decisão sobre a concessão e gestão de crédito, a Serasa Experian está lançando o Calibrador de Inadimplência. A ferramenta foi criada com base em inteligência de dados e scores customizados.
Vale destacar que a nova ferramenta leva em conta o contexto da covid-19 com dados atualizados dos perfis dos consumidores. Quer saber mais sobre essa nova ferramenta lançada pela Serasa? Vem com a gente.
Nova ferramenta de Análise de Crédito
Por conta do aumento da inadimplência, a Serasa Experian está lançando uma nova ferramenta para ajudar as empresas na tomada de decisão sobre a concessão e gestão de crédito. Trata-se do Calibrador de Inadimplência.
Conforme antecipamos, a nova ferramenta foi criada com base em inteligência de dados e scores customizados. De acordo com a Serasa, é levado em consideração também o contexto da covid-19.
Sendo assim, as empresas conseguem conceder crédito de maneira mais assertiva e com isso mitigam os riscos por falta de pagamento. Isso evita que a inadimplência possa comprometer o fluxo de caixa da organização.
Vantagens do Calibrador de Inadimplência
Uma das grandes vantagens que a nova ferramenta traz é que não será necessário ajustar dinâmicas internas para se adequar à pandemia. Afinal, a solução oferecida pela Serasa é bem simples.
Nesse sentido, a empresa pode continuar usando a mesma política e o mesmo score consultado, com apenas uma variável adicional. Isso aumenta a eficácia dos números e ajuda a controlar a inadimplência.
Alex Franco, diretor de Soluções de Crédito, diz que o objetivo da ferramenta é permitir que o concessor de crédito tenha mais confiança e previsibilidade na operação e que o número de concessões no mercado se mantenha no mesmo ritmo.
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Recurso foi testado antes de ser lançado
O novo recurso da Serasa foi testado em um projeto piloto realizado com 200 mil CPFs de um grande varejista brasileiro, e se mostrou bastante eficaz. Só para ter uma ideia, a política de crédito adotada anteriormente era ineficiente e tinha gerado um crescimento de até 13% de inadimplentes.
Depois de três meses de implementação do Calibrador, a inadimplência diminuiu em 7,2%, o que manteve taxa e volumetrias de aprovação. Ou seja, melhorou o número de inadimplentes sem diminuir o volume de negócios.
Franco afirma que a intenção é manter a economia girando e fazer com que o momento que vivemos não leve a uma redução na oferta de crédito. Afinal, se isso acontece, também há diminuição na atividade econômica.
Crédito é fundamental para a retomada da economia
De acordo com Franco, o crédito é uma ferramenta fundamental para a retomada econômica no país, assim como o empoderamento dos consumidores e das empresas. Por isso, não deve ser rompido.
Entretanto, quando há um aumento na inadimplência, as empresas tendem a diminuir a oferta de crédito, tornando-a mais restrita. Por isso, a nova ferramenta vem para melhorar a análise sem que a empresa precise diminuir essa oferta de crédito.
Quanto mais as empresas conseguirem ofertar o crédito mantendo a inadimplência sob controle, é melhor. Por isso, novas ferramentas costumam ajudar nesse processo, e o Calibrador de Inadimplência é uma delas.
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