Veja como planejar as suas compras de Natal evitando correrias

Com a chegada das festas de final de ano, é fundamental que os consumidores comecem a fazer um bom planejamento, evitando se atrapalhar com as compras de Natal, tanto em questão de tempo quanto financeiramente.

Compras de Natal

presentes de Natal

O planejamento é fundamental em qualquer área da nossa vida. Ainda mais agora com o final de ano se aproximando. Afinal, em 2021 os consumidores precisarão de ainda mais antecedência para garantir os presentes de Natal.

Até porque, além da costumeira correria no final do ano, é preciso pensar na inflação alta e no aumento de custos que costumam elevar ainda mais os preços dos produtos nessa época do ano.

O ideal era aproveitar a Black Friday para garantir as compras. Entretanto, quem não conseguiu aproveitar as ofertas, ainda tem tempo para pegar algum saldo de promoções. Quer saber mais? Vem com a gente neste post.

CARTÃO DE CRÉDITO MOOBA
CARTÃO DE CRÉDITO

CARTÃO DE CRÉDITO MOOBA

CASHBACK
 
RECOMPENSAS
Receba de volta até 25% do dinheiro gasto na fatura
Você permanecerá no site atual

Planejamento de compras de final de ano

Não deixar as compras para a última hora. Essa é a dica do consultor Eduardo Terra, presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) para esse final de ano. Ainda mais que o desafio será mais a oferta do que a demanda.

Afinal, a procura por bens duráveis está relativamente aquecida. Pois, apesar dos desafios de renda, o endividamento não está tão alto e a condição para comprar existe. Entretanto, do lado da oferta nem tudo são flores.

Até porque, a inflação de custos de matéria-prima está forçando os comerciantes a repassarem preço para o consumidor. E por isso, é necessário que o próprio lojista seja capaz de antecipar as compras para não perder vendas.

Além disso, o próprio consumidor precisa estar atento, uma vez que se caso não se antecipe no momento de fazer as compras, poderá ficar sem escolha nos dias que antecedem o Natal.

Como fazer o planejamento de compras para o final de ano?

A primeira dica é não deixar tudo para a última hora. O ideal é aproveitar a primeira parcela do 13º salário para comprar com antecedência, evitando atropelos. Como a oferta está menor é possível que nos dias muito próximos ao Natal, as opções sejam mais escassas e caras.

Uma outra sugestão é procurar os dias menos corridos para a realização das compras, como segundas e terças-feiras. Afinal, esses dias são menos movimentados nas lojas. É preciso também ficar atento aos prazos de entrega.

Ou seja, se você optar por compras online, calcule o tempo que o produto vai chegar, considerando inclusive algum atraso. E não deixe de pesquisar sobre a reputação do site que você está comprando.

Coloque todas as suas contas na ponta do lápis para saber exatamente o que você pode ou não comprar. Até porque, é comum que nessa época a euforia cresça, e com isso você pode acabar gastando o que não tem.


Leia também:


Guarde um valor para reserva de emergência

Se você recebe 13º salário neste mês de dezembro é essencial guardar um valor para começar a sua reserva de emergência. Isso ajudará você a não se atrapalhar no início do ano quando algumas contas vencem.

É preciso pensar que todo início de ano há mais gastos com material escolar, IPTU, IPVA e prestações referentes às compras de final de ano. Procure ponderar bastante para não iniciar o ano completamente endividado.

Uma dica importante é fazer uma listinha das pessoas que você pretende presentear, pois assim fica mais fácil controlar o seu orçamento e evitar compras por impulso que podem corroer o seu orçamento sem necessidade.

Com bastante racionalidade e planejamento é possível evitar um aumento no endividamento e começar o ano de 2022 de maneira mais tranquila. Afinal, começar o ano endividado é motivo de bastante preocupação.

Gostou deste artigo? Então não deixe de compartilhar com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais e nos ajude a disseminar o conhecimento.