5 despesas para cortar e otimizar seu orçamento mensal

Existem algumas despesas que acabam corroendo o nosso orçamento, e no final de cada mês ficamos sem dinheiro para comprar itens básicos. Por isso é preciso cortar tudo o que for desnecessário.

Cortar despesas

despesas orçamento

Com a inflação em alta, muita gente está passando aperto neste ano. Quando chega o final do mês é aquele desespero. Por isso, a administração orçamentária tornou-se um tema que vem ganhando bastante destaque.

Dessa forma, começar a organizar o seu orçamento, marcando tudo que entra e sai no mês, é essencial para ter mais controle e até mesmo não faltar dinheiro quando chega o final do mês. Não há outro caminho a não ser disciplina e corte de gastos.

Porém, existem algumas despesas que costumam sugar mais as suas finanças e você precisa estar muito atento a elas. Para ajudar nessa empreitada, separamos abaixo 5 despesas que se cortadas vão ajudar você a otimizar o seu orçamento doméstico.

CARTÃO ATACADÃO
CARTÃO DE CRÉDITO

CARTÃO ATACADÃO

RECOMPENSAS
 
FÁCIL ACEITAÇÃO
Cartão de crédito para parcelar as compras de supermercado
Você permanecerá no site atual

1 – Alimentação fora de domicílio

A alimentação fora de domicílio é uma das principais vilãs do seu orçamento. Afinal, sem perceber você acaba se vendo em dinheiro muito rapidamente. Por isso, você precisa evitar ao máximo comer fora de casa.

Isso não quer dizer que você não pode mais sair. No entanto, estabeleça um limite do seu orçamento para isso. Se possível, separe esse valor em uma conta separada, pois assim você não fica gastando de maneira descontrolada.

Mas lembre-se que comer fora de casa é mais caro do que fazer a comida dentro de casa. Por essa razão, se puder, priorize a alimentação dentro do domicílio, assim você fará uma boa economia durante o mês.

2 – Evite o pagamento de multas e juros

O pagamento de multas e juros também pode ser um grande vilão do seu orçamento. Sem perceber, uma parte dos seus ganhos acaba parando na mão dos bancos. Por isso, organize o seu orçamento e não entre em cheque especial.

Além disso, não pague o mínimo da fatura do cartão. Até porque, se você pagar o mínimo da fatura, o valor da diferença acarreta juros bastante pesados, e você pode cair em uma bola de neve, tendo grandes dificuldades em sair dela.


Leia também:


3 – Substitua o carro por bicicleta em pequenos percursos

A gasolina está sendo uma das principais vilãs do orçamento neste ano. Por isso, evitar usar o carro ajuda bastante a economizar. Se você vai ao supermercado, ou em algum lugar perto da sua casa, troque o carro pela bicicleta, ou até mesmo por uma caminhada.

Quanto menos você usar o seu veículo, mais economia você vai fazer. Além disso, você ainda contribui para ter um planeta muito mais ecológico e uma vida muito mais saudável e feliz. Pode acreditar.

4 – Serviços que você quase não usa

É comum que todo mês a gente pague por algum serviço sem usá-lo. Isso pode ser um título de um clube, uma TV por assinatura ou até mesmo um seguro desnecessário. Por isso, reveja esse tipo de gasto.

Ao se deparar com algum plano obsoleto que você vem pagando mensalmente, faça o corte do seu orçamento. Por mais que possa parecer um gasto pequeno, ele pode ser um vilão das suas contas sem que você note.

5 – Corte todas as compras por impulso

Por fim, não poderíamos deixar de falar sobre as compras por impulso. Elas também são verdadeiras armadilhas do seu orçamento. Dessa forma, evite comprar algo que você não precisa, só porque está barato.

Sempre antes de comprar alguma coisa, se pergunte: eu preciso realmente disso? Amanhã ou depois, essa compra vai me fazer falta? Se você observar que a resposta para essas questões é NÃO, então não compre.

Com essas dicas é bem provável que no final do mês o seu salário vai durar mais. Gostou? Então não deixe de compartilhar com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais e nos ajude a disseminar o conhecimento.