Aposta nas fintechs

As pequenas e médias empresas estão em fase de adaptação à nova realidade do mercado. E isso não consiste apenas em um processo de reorganização das finanças, mas também de todo modelo de atuação do mercado.
E nesse contexto as fintechs estão ganhando cada vez mais espaço e atraindo a atenção dos empreendedores brasileiros. De acordo com Francisco Ferreira, CEO e cofundador da Biz Capital, o Brasil possui hoje cerca de 1,2 mil fintechs.
Ele acredita que ainda há um grande espaço para a expansão desse mercado e que há motivos de sobra para as PME´s passarem a usar os serviços das startups brasileiras. Confira os 5 principais motivos citados por Ferreira.
1 – Processos bem menos burocráticos
Um dos principais motivos citados por Francisco Ferreira é que as fintechs oferecem um serviço bem menos burocrático. Seja para solicitar uma linha de crédito, abrir uma conta digital ou fazer qualquer outro tipo de operação.
Afinal, na grande maioria dos casos basta ter apenas em mãos um smartphone e os documentos da empresa. O processo é muito mais simples sem as inúmeras intermediações e burocracias impostas.
Há casos em que o empreendedor consegue abrir uma conta digital no mesmo dia, e isso representa mais agilidade e ganho de tempo para que ele realmente possa focar no que é mais importante, que é a estratégia do seu negócio.
2 – Taxas mais baixas e atrativas
Além de ser bem menos burocrático, as fintechs oferecem uma condição bem mais atrativa para os seus correntistas. Afinal, em muitos casos não há sequer a cobrança de taxas de manutenção ou anuidade do cartão.
Isso sem falar no custo operacional e de tempo. Pois, o empresário não precisa se deslocar até uma agência bancária para conseguir realizar empréstimos, financiamentos ou até mesmo compensação de cheques. Dá para fazer tudo pelo aplicativo.
Veja também:
- Conheça o cartão de crédito Sou Barato Visa!
- Conheça o cartão de crédito do BTG+
- Conheça o LTW Bank banco digital e cartão de crédito
3 – Fazer a administração do negócio em um ambiente virtual
Outra grande vantagem na migração para as fintechs é a possibilidade de fazer tudo de maneira 100% online. Ou seja, não há a necessidade de sair de casa para ir até uma agência física.
Além disso, a análise de crédito costuma também ser bem mais rápida e dinâmica, sem a necessidade do deslocamento. Sendo assim, é possível tomar empréstimo em questão de minutos para investir no negócio.
Há soluções que estão disponíveis para os usuários durante 24 horas por dia, 7 dias na semana. Isso é muito importante para aquelas empresas que não param fora do horário comercial e que muitas vezes precisam de soluções nesses horários alternativos.
4 – Soluções rápidas, práticas e personalizadas
Um dos pontos positivos das fintechs é que elas estão oferecendo não apenas crédito ou uma conta digital. Na maioria das vezes elas também buscam orientar a gestão e organização financeira dos negócios.
Isso normalmente guia os empreendedores a tomarem decisões mais acertadas e caminharem rumo ao crescimento dos seus negócios. Essa relação entre fintechs e empresas acaba sendo mais duradoura pelo atendimento humanizado que proporcionam.
5 – Acesso facilitado ao crédito
Por fim, com o aumento no número de fintechs o acesso ao crédito acaba sendo mais facilitado, uma vez que esse acesso era muito concentrado nos grandes bancos. Sendo assim, os empreendedores passaram a ter mais opções de recursos.
Ademais, os processos também se tornaram mais seguros e transparentes, o que garante soluções mais eficazes para quem realmente está precisando. Não é para menos que as fintechs vem ganhando cada vez mais mercado.
Gostou deste artigo? Então não deixe de compartilhar com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais e nos ajude a disseminar o conhecimento.