5 motivos que levam as PMEs a apostarem nas fintechs. Entenda!

De uns anos para cá, o mercado financeiro está passando por uma grande digitalização, o que está levando as pequenas e médias empresas a trocarem os bancos tradicionais por soluções cada vez mais digitais.

Aposta nas fintechs

5_motivos_que_levam_as_PMEs_a_apostar_nas_fintechs

As pequenas e médias empresas estão em fase de adaptação à nova realidade do mercado. E isso não consiste apenas em um processo de reorganização das finanças, mas também de todo modelo de atuação do mercado.

E nesse contexto as fintechs estão ganhando cada vez mais espaço e atraindo a atenção dos empreendedores brasileiros. De acordo com Francisco Ferreira, CEO e cofundador da Biz Capital, o Brasil possui hoje cerca de 1,2 mil fintechs.

Ele acredita que ainda há um grande espaço para a expansão desse mercado e que há motivos de sobra para as PME´s passarem a usar os serviços das startups brasileiras. Confira os 5 principais motivos citados por Ferreira.

CARTÃO VIVO ITAUCARD CASHBACK
CARTÃO DE CRÉDITO

CARTÃO VIVO ITAUCARD CASHBACK

CASHBACK
 
FÁCIL ACEITAÇÃO
Um cartão para os amantes de tecnologia!
Você permanecerá no site atual

1 – Processos bem menos burocráticos

Um dos principais motivos citados por Francisco Ferreira é que as fintechs oferecem um serviço bem menos burocrático. Seja para solicitar uma linha de crédito, abrir uma conta digital ou fazer qualquer outro tipo de operação.

Afinal, na grande maioria dos casos basta ter apenas em mãos um smartphone e os documentos da empresa. O processo é muito mais simples sem as inúmeras intermediações e burocracias impostas.

Há casos em que o empreendedor consegue abrir uma conta digital no mesmo dia, e isso representa mais agilidade e ganho de tempo para que ele realmente possa focar no que é mais importante, que é a estratégia do seu negócio.

2 – Taxas mais baixas e atrativas

Além de ser bem menos burocrático, as fintechs oferecem uma condição bem mais atrativa para os seus correntistas. Afinal, em muitos casos não há sequer a cobrança de taxas de manutenção ou anuidade do cartão.

Isso sem falar no custo operacional e de tempo. Pois, o empresário não precisa se deslocar até uma agência bancária para conseguir realizar empréstimos, financiamentos ou até mesmo compensação de cheques. Dá para fazer tudo pelo aplicativo.


Veja também:


3 – Fazer a administração do negócio em um ambiente virtual

Outra grande vantagem na migração para as fintechs é a possibilidade de fazer tudo de maneira 100% online. Ou seja, não há a necessidade de sair de casa para ir até uma agência física.

Além disso, a análise de crédito costuma também ser bem mais rápida e dinâmica, sem a necessidade do deslocamento. Sendo assim, é possível tomar empréstimo em questão de minutos para investir no negócio.

Há soluções que estão disponíveis para os usuários durante 24 horas por dia, 7 dias na semana. Isso é muito importante para aquelas empresas que não param fora do horário comercial e que muitas vezes precisam de soluções nesses horários alternativos.

4 – Soluções rápidas, práticas e personalizadas

Um dos pontos positivos das fintechs é que elas estão oferecendo não apenas crédito ou uma conta digital. Na maioria das vezes elas também buscam orientar a gestão e organização financeira dos negócios.

Isso normalmente guia os empreendedores a tomarem decisões mais acertadas e caminharem rumo ao crescimento dos seus negócios. Essa relação entre fintechs e empresas acaba sendo mais duradoura pelo atendimento humanizado que proporcionam.

5 – Acesso facilitado ao crédito

Por fim, com o aumento no número de fintechs o acesso ao crédito acaba sendo mais facilitado, uma vez que esse acesso era muito concentrado nos grandes bancos. Sendo assim, os empreendedores passaram a ter mais opções de recursos.

Ademais, os processos também se tornaram mais seguros e transparentes, o que garante soluções mais eficazes para quem realmente está precisando. Não é para menos que as fintechs vem ganhando cada vez mais mercado.

Gostou deste artigo? Então não deixe de compartilhar com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais e nos ajude a disseminar o conhecimento.