7 Metas Financeiras para o Ano Novo

- Publicidade -

É quase o ano novo, e isso significa que é hora de definir algumas metas financeiras sérias. Se você quer economizar para comprar sua primeira casa, aumentar suas economias de aposentadoria ou pagar dívidas, não há melhor momento para definir algumas metas financeiras do que no início de um novo ano. Foi por isso que pensamos em te trazer estas 7 dicas de metas financeiras.

Esses 7 objetivos te ajudarão a fazer mudanças duradouras e a controlar suas finanças no Ano Novo. Trabalhar em direção às suas metas financeiras – e ter um plano para que as suas resoluções se mantenham – são os primeiros passos para um futuro financeiro mais saudável.

1 Atenha-se a um plano mensal de gastos

Pode parecer um objetivo simples, mas escrever um plano de gastos a cada mês é o primeiro passo para controlar suas finanças. Entretanto, se você pode escrever seu orçamento todos os meses e colocar cada real ganho no lugar certo, começará a melhorar suas finanças.

- Publicidade -

Eis o motivo: redigir seu orçamento e como você gasta seu dinheiro ajuda a entender melhor onde você está a cada mês – onde você está se destacando e onde pode melhorar, ou seja, cortar gastos.

2 Anote todas as suas despesas.

É um ótimo hábito manter não apenas os primeiros meses de 2020, mas o ano inteiro. Mas, não é fácil, no primeiro mês, você pode anotar fisicamente cada compra que fizer em um caderno que você carrega consigo. Às vezes, escrever isso fisicamente te tornará mais consciente do que está gastando.

À medida que o tempo passa, considere mudar para um aplicativo de smartphone para rastrear seus gastos. Já que muitos aplicativos de orçamento permitem que você insira cada transação à medida que a realiza. E então, você pode registrá-lo na conta e na categoria, para manter seu orçamento e reconhecer os pontos fracos no orçamento.

3 Fique dentro do seu orçamento todos os meses

Esse é um objetivo difícil, mas, ao configurar e acompanhar seu orçamento com cuidado, você poderá manter seu orçamento. Simplificando, você deve gastar menos do que ganha e colocar dinheiro em poupança. Então, se você conseguir manter seu orçamento, terá mais chances de atingir suas metas financeiras.

4 Saldar dívidas

Estabeleça uma meta específica sobre a quantidade de dívidas que você precisa se livrar durante este ano. Se possível, tente livrar-se completamente da dívida, mas, dependendo da sua renda e do montante da dívida que você possui atualmente, talvez não seja possível.

Defina uma meta de quanto da dívida você deseja pagar este ano, depois calcule quanto dinheiro você precisará investir nessa dívida todos os meses. Se você seguir um plano de pagamento da dívida, então acelerará a rapidez com que pode pagar sua dívida.

- Publicidade -

5 Não faça mais dívidas.

Esse objetivo é fundamental se você for sério sobre como sair da dívida. A única exceção que você pode fazer com esse objetivo é se estiver pronto para comprar uma nova casa. Isso significa que você precisa parar de usar seus cartões de crédito. Você deve tentar sobreviver com seu carro atual ou economizar dinheiro para um carro novo.

Se você se comprometer a não pedir mais dinheiro emprestado, poderá planejar com antecedência grandes compras e realmente reduzir a dívida que possui.

6 Economize para fazer um fundo de emergência

O tamanho do seu fundo de emergência realmente depende da sua situação atual. Se você ainda está se livrando de dívidas, deve ter um fundo de emergência menor até pagar sua dívida.

Se seu trabalho é instável ou você é o principal responsável pelos gastos da sua família, então você deve economizar pelo menos de três a seis meses de despesas de subsistência em seu fundo de emergência. Isso ajudará a cobri-lo em caso de emergência sem acumular mais dívidas.

Gostou das dicas? Então você também poderá gostar do post: “Liberdade financeira: tenha os hábitos certos“.