ANP no Posto: Aplicativo do governo que ajudará a economizar combustível

Publicidade
Publicidade

A agência Nacional do petróleo está lançando o aplicativo “ANP no Posto” que vai trazer informações sobre o preço e pretende no futuro ter também dados sobre a qualidade do combustível.


Veja também:


No App você poderá ver quais os postos que estão próximos a você e quais os preços praticados por eles. O App “ANP no Posto” tem o objetivo de trazer mais transparência, quanto aos preços, qualidade dos serviços e produtos oferecidos.

É interessante dizer que, por lei, no Brasil o distribuidor final tem total liberdade para decidir o preço do combustível.

Publicidade

Entretanto, uma vez que a ANP receba uma denúncia ou desconfie de alguma irregularidade, ela pode avisar ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica que por lei pode investigar e punir os infratores.

Publicidade

Mas, a ANP não fica de mãos atadas diante de alguma constatação abusiva, ela ainda tem a opção de atuar com os Procons para penalizar os infratores.

Com App ficará muito mais fácil identificar um possível cartel de preços. Já que todas as informações de preço estarão no App e disponíveis ao público e ao governo para que ambos fiscalizem.

Em fase de testes

O App ainda está apenas em fases de testes, e estará disponível apenas para o estado de Goiás, entretanto, a intenção é que ele atenda todos os estados do Brasil.

Segundo a agência o App “ANP no posto” terá atualizações semanais, desde o seu lançamento dia 1/1/20 até o dia 20 do mês de janeiro; após esta data, as melhorias serão diárias, para ir aperfeiçoando o aplicativo até que ele esteja pronto para ser utilizado em todo o país.

Como vai funcionar o “ANP no posto”?

Segundo a divulgação do aplicativo será muito simples aderir ao produto, veja a seguir como ele vai funcionar:

  1. Baixe o aplicativo: Infelizmente, ainda não será possível baixar o App para quem não é de Goiás. Mas a intenção é melhorar a qualidade e aumentar o espectro de atuação.
  2. Busca: Nesta fase você poderá fazer uma busca dos postos mais próximos; utilizado sua localização e um mapa para identificar o lugar com melhor preço e mais qualidade.
  3. Encontre os melhores postos: Agora você já terá acesso aos postos da sua região e proximidade, e poderá escolher o melhor deles para você.
  4. Veja os detalhes do posto: Aqui você terá acesso a informações complementares sobre todos os postos listados.
  5. Abasteça com segurança: Nesta fase final, você também tem certeza de que o posto onde você está abastecendo é regulamentado e aprovado pelo Governo Federal.

Conclusão

Enfim, neste artigo você pode ver esta novidade do Governo Federal e a da ANP para garantir mais segurança e melhor preço para o abastecimento do seu automóvel. Gostou da novidade? Então comente conosco sua opinião e não esqueça de compartilhar com os amigos.