Banco Digital ou Banco Digitalizado: você sabe a diferença?

O mundo digital tem ganhado cada vez mais espaço quando o assunto é finanças. Neste artigo, descubra qual é a diferença entre Banco Digital e Banco Digitalizado.



Anúncios



Publicidade

Banco Digital ou Banco Digitalizado

Banco Digital

A expansão virtual dos processos financeiros é crescente em todo mundo, inclusive no Brasil. O surgimento das fintechs e os bancos tradicionais buscando maior adaptação e competitividade, estão trazendo benefícios aos clientes. Continue lendo e descubra o que é e qual é a diferença entre Banco Digital e Banco Digitalizado.

Até pouco tempo atrás os serviços bancários eram muito segmentados e era difícil o acesso até mesmo aos serviços básicos. Não poucos brasileiros tinham contato com banco apenas através de uma conta salário, e olhe lá.

Agora os serviços bancários estão mais acessíveis e é possível ter conta bancária, transferências, saques e até cartão de crédito, sem anuidades e custos. Descubra mais informações a seguir.

O que é Banco Digital?

Banco digital é aquele que opera completamente pela internet, desde abertura de conta, envio de documentos, atendimento e todos os serviços bancários. Não existem agencias físicas para as operações comuns, tudo é feito via aplicativo.



Publicidade

Para operar serviços bancários, assim como os bancos tradicionais, é necessária autorização do BACEN. Eles sofrem regulamentação e prestam contas, assim como os bancos tradicionais.



Anúncios

Quais são os Bancos Digitais do Brasil?

Nubank: pioneiro no Brasil, ele opera diversos serviços pela internet gratuitamente. Seu destaque fica por conta do atendimento, conta digital muito funcional e cartão de crédito sem anuidade, por outro lado, os saques têm custo de R$ 6,50 por operação.

Banco Inter: foi fundado em 1994, como uma financeira, atualmente é um banco 100% digital. Oferece serviços de conta digital, cartão de crédito, investimentos e saque sem nenhuma taxa ou custo, além de um shopping com cashback.

E um Banco Digitalizado? O que tem de diferente?

Em um Banco Digitalizado existe a agência física, caixas eletrônicos e atendentes. É diferente porque oferece maior estrutura física aos clientes, entretanto, nem todas as operações são gratuitas, principalmente se envolverem atendimento presencial.

O movimento de digitalização dos bancos é uma resposta ao crescimento dos bancos digitais e as facilidades que eles trazem aos clientes. Os bancos tradicionais, que já ofereciam serviços bancários apenas de forma presencial, começaram a aderir aos serviços digitais.

Veja só alguns exemplos:

Santander Free e Super Digital: um cartão de crédito e conta digital de um dos maiores e mais tradicionais bancos do país, não existem taxas de manutenção ou anuidade e a abertura pode ser feita completamente pela internet.

Itaú Click: um cartão de crédito solicitado e gerenciado completamente pela internet, sem anuidade e taxa de manutenção.

Bradesco: já é possível abrir uma conta sem sequer sair de casa, também está disponibilizando a solicitação e gerenciamento de cartões via internet.


Veja também:


Conclusão

Enfim, neste artigo você descobriu a diferença entre um banco digital e um banco digitalizado, legal não é mesmo? Desta forma cada um pode escolher o que melhor atende ao que procura, considerando os produtos bancários que precisa.

Gostou das dicas e novidades? Não deixe de comentar a sua opinião e compartilhar nas redes sociais.