Banco Inter
O Banco Inter anunciou recentemente que está com 7 mil vagas abertas para um curso gratuito de tecnologia. Ele será oferecido em parceria com a plataforma de educação DIO. Os cursos serão ministrados de forma virtual.
Chamado de Orange Tech +, ele é voltado exclusivamente para pessoas pretas, pardas e mulheres, sendo que essa iniciativa tem como objetivo aumentar a representação desses grupos em uma área com grande demanda por mão de obra.
De acordo com Christiano Rolfs, Head de Sustentabilidade do Inter, a instituição está proporcionando oportunidade para mais pessoas se capacitarem e aprenderem sobre tecnologia, uma área com muitas oportunidades.
Como será o curso gratuito de tecnologia do Inter?
O curso é voltado para formar desenvolvedores front-end e back-end. Nesse sentido, os participantes terão a oportunidade de aprender princípios da tecnologia JavaScript, HTML, CSS, Typescript e React.
No total o programa terá uma duração de 78 horas, sendo que os participantes passarão por etapas como onboarding, princípios de desenvolvimento de software, páginas interativas com JavaScript e biblioteca React.
Também serão oferecidos fortalecimento de carreira profissional, mentorias com experts e desafios de código para que a aprendizagem seja fortalecida. Um outro ponto interessante é que também serão ministradas aulas de educação financeira.
Elas serão conduzidas por um especialista no evento “Minha Carreira Tech” que acontecerá ao final do programa. Um ponto interessante é que ao final do curso os 30 melhores alunos receberão algumas premiações.
Leia também:
- Acumule até 5,9 pontos por dólar com os cartões de crédito Latam Pass Itaú
- As apostas do Will Bank para aumentar a participação no mercado
- Faça isso e ganhe até R$ 50 na sua conta BMG
Novas oportunidades para as minorias
Segundo Isaac Babsky, do Banco Inter, o Orange Tech+ nasceu do desejo de se criar novas oportunidades de inserção no mercado para todas as pessoas e contribuir para que a área de tecnologia seja um espaço ainda mais diverso.
Ele diz saber da importância da educação de modo geral, e por isso está promovendo um momento especial para que haja mais capacitação técnica voltada para a programação. Quem tiver interesse em fazer o curso tem até o dia 11 de setembro para se inscrever.
Só para ilustrar, de acordo com dados do estudo IDC Predictions Brazil, o setor de TI deve crescer cerca de 10,6% neste ano. Isso é muito além do crescimento geral da economia.
Devido a esse aquecimento, a procura por mão de obra qualificada tornou-se um verdadeiro desafio para as empresas. Por isso, a Intelligenza IT, maior consultoria nacional de tecnologia SAP para RH, diz que investir na valorização dos profissionais é o caminho que as empresas estão encontrando.
Déficit de mão de obra crescerá pelos próximos anos
Ainda segundo uma outra pesquisa realizada pela Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais), estima-se que até 2025, o déficit de mão de obra em TI deve chegar a 797 mil no país.
Isso é realmente preocupante, pois trava a possibilidade de crescimento de algumas empresas e até mesmo de investimentos nessa área. Afinal, para crescer é preciso ter pessoas qualificadas para assumir cargos.
Diante disso, bancos como o Inter, ligados diretamente à área de tecnologia buscam soluções para minimizar o problema, e aproveitam a situação para ampliar a preocupação social.
Afinal, ao promover um curso voltado exclusivamente para pessoas pretas, pardas e mulheres, a instituição gera um ambiente mais inclusivo, com mais equidade e oportunidades para quem precisa.
E a aula de educação financeira ao final vem ajudar esses profissionais a lidarem melhor com suas finanças pessoais, tendo assim mais liberdade financeira em suas vidas e menos problemas com o dinheiro.
Gostou deste artigo? Então compartilhe com todos os seus amigos nas suas redes sociais e ajude a espalhar essa informação.