O consumidor na Black Friday

A Black Friday está chegando… e junto dela vem toda a expectativa de realizar grandes vendas.
No entanto, para isso, é fundamental que o vendedor saiba como se comporta o consumidor nesta data.
Quais são suas preferências, o que buscam, se irão comprar mais pela internet ou pelos estabelecimentos físicos.
Com essas informações fica bem mais fácil planejar a estratégia do seu negócio. E claro, vender mais.
Quer saber mais sobre como o consumidor irá se comportar? Fique mais alguns minutinhos com a gente.
Como será a Black Friday neste ano?
A Black Friday é uma data que praticamente já se consolidou no Brasil.
Anúncios por todos os lados, pessoas buscando incansavelmente o menor preço, e muita, mas muita loja oferecendo condições especiais para os clientes.
A briga para conquistar o consumidor nessa época é ferrenha. Mas, para atraí-lo é preciso, em primeiro lugar, conhecê-lo.
Se você tem uma pequena empresa, precisa fazer uma pesquisa com os consumidores, para saber como eles irão se comportar.
Aí vai uma dica fundamental: neste ano as compras online deverão ser bem maiores que as compras físicas.
A pandemia trouxe uma nova realidade para os consumidores. E isso os deixou, inclusive, mais exigentes.
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Os consumidores vão pesquisar mais preço?
Seja pelas redes sociais, pelo Google ou até mesmo pelo WhatsApp, a verdade é que os consumidores vão pesquisar mais neste ano antes de comprar.
Primeiro porque em um passado não muito distante era comum a propaganda enganosa na Black Friday.
Muitas empresas aumentavam o preço dos produtos, para depois dar o desconto e vendê-los ao preço normal.
Hoje é bem difícil um consumidor cair nessa. Afinal, ele pode fazer uma ampla pesquisa de preço.
Ainda mais com o crescimento dos Marketplaces, a oferta de produtos será muito maior, e isso requer mais atenção do vendedor.
Como deverá então se comportar o vendedor na Black Friday?
Se os consumidores estão mais exigentes, cabe aos vendedores investirem cada vez mais em marketing nessa época.
É preciso, portanto, estar presente nos melhores marketplaces e também em todas as redes sociais.
Hoje, a proximidade com o cliente é praticamente digital.
Ninguém mais espera receber um telefonema da empresa, ou uma visita de um vendedor.
A realidade mudou. E os vendedores precisam acompanhar essa mudança, e criar novas estratégias de marketing.
Além disso, é preciso facilitar ao máximo a vida dos clientes.
Entrega em domicílio sem cobrança de frete, garantia de trocas, processo de pós-vendas, tudo isso é essencial nesse novo mundo.
O vendedor que não se atentar nisso, não conseguirá explorar a Black Friday na sua essencialidade.
E as vendas vão crescer nessa época?
É bem provável que as vendas na Black Friday desse ano sejam bem intensas.
Até porque muitos consumidores irão antecipar as compras de natal buscando preços melhores.
E por isso a Black Friday é uma data que vai na contramão da crise.
Afinal, quando as famílias estão com a renda mais curta, elas procuram promoções e ofertas para consumir.
E como consequência acabam optando por consumir mais na Black Friday.
Grandes empresas como o Banco Inter já estão realizando pesquisas com os clientes para saber como será o perfil de consumo neste ano.
Em cima dessas pesquisas, essas empresas buscam adequar as suas ofertas e promoções, procurando extrair o máximo dessa data.
Além disso, será necessário que o lojista também ofereça as melhores condições de pagamentos para seus clientes.
Como as compras deverão ser feitas mais pela internet, é necessário oferecer soluções nesse sentido.
Uma boa alternativa é o PagBank.
Lá é possível gerar um link e enviar para o cliente que poderá fazer o pagamento com cartão de crédito por meio deste link.
Enfim, é preciso usar a criatividade e conhecer o consumidor profundamente se você quiser bombar na Black Friday.
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