domingo, julho 21, 2024

Black Friday. Como se comporta o consumidor nesta data? Entenda!

Share

O consumidor na Black Friday

Black Friday

A Black Friday está chegando… e junto dela vem toda a expectativa de realizar grandes vendas.

No entanto, para isso, é fundamental que o vendedor saiba como se comporta o consumidor nesta data.

Quais são suas preferências, o que buscam, se irão comprar mais pela internet ou pelos estabelecimentos físicos.

Com essas informações fica bem mais fácil planejar a estratégia do seu negócio. E claro, vender mais.

Quer saber mais sobre como o consumidor irá se comportar? Fique mais alguns minutinhos com a gente.

Como será a Black Friday neste ano?

A Black Friday é uma data que praticamente já se consolidou no Brasil.

Anúncios por todos os lados, pessoas buscando incansavelmente o menor preço, e muita, mas muita loja oferecendo condições especiais para os clientes.

A briga para conquistar o consumidor nessa época é ferrenha. Mas, para atraí-lo é preciso, em primeiro lugar, conhecê-lo.

Se você tem uma pequena empresa, precisa fazer uma pesquisa com os consumidores, para saber como eles irão se comportar.

Aí vai uma dica fundamental: neste ano as compras online deverão ser bem maiores que as compras físicas.

A pandemia trouxe uma nova realidade para os consumidores. E isso os deixou, inclusive, mais exigentes.


Veja também:


Os consumidores vão pesquisar mais preço?

Seja pelas redes sociais, pelo Google ou até mesmo pelo WhatsApp, a verdade é que os consumidores vão pesquisar mais neste ano antes de comprar.

Primeiro porque em um passado não muito distante era comum a propaganda enganosa na Black Friday.

Muitas empresas aumentavam o preço dos produtos, para depois dar o desconto e vendê-los ao preço normal.

Hoje é bem difícil um consumidor cair nessa. Afinal, ele pode fazer uma ampla pesquisa de preço.

Ainda mais com o crescimento dos Marketplaces, a oferta de produtos será muito maior, e isso requer mais atenção do vendedor.

CARTÃO PAGBANK
CARTÃO DA CONTA DIGITAL

CARTÃO PAGBANK

NEGATIVADO
 
SEM ANUIDADE
O cartão da conta Visa PagBank é grátis e internacional.
Você permanecerá no site atual

Como deverá então se comportar o vendedor na Black Friday?

Se os consumidores estão mais exigentes, cabe aos vendedores investirem cada vez mais em marketing nessa época.

É preciso, portanto, estar presente nos melhores marketplaces e também em todas as redes sociais.

Hoje, a proximidade com o cliente é praticamente digital.

Ninguém mais espera receber um telefonema da empresa, ou uma visita de um vendedor.

A realidade mudou. E os vendedores precisam acompanhar essa mudança, e criar novas estratégias de marketing.

Além disso, é preciso facilitar ao máximo a vida dos clientes.

Entrega em domicílio sem cobrança de frete, garantia de trocas, processo de pós-vendas, tudo isso é essencial nesse novo mundo.

O vendedor que não se atentar nisso, não conseguirá explorar a Black Friday na sua essencialidade.

E as vendas vão crescer nessa época?

É bem provável que as vendas na Black Friday desse ano sejam bem intensas.

Até porque muitos consumidores irão antecipar as compras de natal buscando preços melhores.

E por isso a Black Friday é uma data que vai na contramão da crise.

Afinal, quando as famílias estão com a renda mais curta, elas procuram promoções e ofertas para consumir.

E como consequência acabam optando por consumir mais na Black Friday.

Grandes empresas como o Banco Inter já estão realizando pesquisas com os clientes para saber como será o perfil de consumo neste ano.

Em cima dessas pesquisas, essas empresas buscam adequar as suas ofertas e promoções, procurando extrair o máximo dessa data.

Além disso, será necessário que o lojista também ofereça as melhores condições de pagamentos para seus clientes.

Como as compras deverão ser feitas mais pela internet, é necessário oferecer soluções nesse sentido.

Uma boa alternativa é o PagBank.

Lá é possível gerar um link e enviar para o cliente que poderá fazer o pagamento com cartão de crédito por meio deste link.

Enfim, é preciso usar a criatividade e conhecer o consumidor profundamente se você quiser bombar na Black Friday.

Gostou deste artigo? Então compartilhe ele com seus amigos nas redes sociais.

José Carlos Sanchez Júnior
José Carlos Sanchez Júnior
José Carlos é escritor e redator com formação acadêmica em Administração de Empresas e MBA em Gestão Financeira Controladoria e Auditoria formado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Read more

Local News