Cadastro Positivo: manter aberto pode baixar o score de crédito?

- Publicidade -

Desde que o cadastro positivo foi tornado automático, muitas pessoas foram pegas de surpresa. Alguns gostaram, outros acharam um pouco intromissivo. Fato é que os especialistas recomendaram manter o cadastro aberto.

É simples solicitar para tirar o nome do cadastro positivo, neste caso, quando alguém solicitar o seu CPF terá acesso apenas a informação se você está negativado ou não. Manter o cadastro positivo aberto pode acabar baixando o score de crédito? Veja mais a seguir!

Cadastro Positivo
Cadastro Positivo – Imagem (Reprodução / Internet)

Primeiro entenda quais as informações estão disponíveis sobre você no Cadastro Positivo

Os birôs de crédito tem informações gerais sobre você, e a partir do seu CPF eles conseguem verificar se você costuma pagar suas contas em dia ou não. Eles saberão se você possui cartões de crédito, se costuma atrasar e se tem contas ainda não pagas.

- Publicidade -

Logo, apenas suas informações financeiras estarão disponíveis. Em um primeiro momento parece um pouco abusivo. Mas, procure entender que talvez seja necessário e até mesmo útil, já que se você não atrasa as suas contas e as paga em dia, terá mais facilidade em conseguir crédito quando necessário.

Deveria manter o cadastro positivo?

Entenda que muitas empresas poderão diminuir a taxa de juros, caso percebam que seu histórico é bom, é positivo. Você tem total liberdade para decidir se é isto que você quer ou não, mas é aconselhável que mantenha o cadastro positivo.

Não é uma indicação isolada, são vários especialistas que indicam que manter o cadastro positivo aberto pode favorecer muito as suas chances de aumentar o crédito e baixar os juros.

Meu score pode baixar se eu manter o Cadastro Positivo aberto?

Só vai depender de você, seu score de crédito só vai baixar se você tiver contas atrasadas, ou estiver inadimplente. Se você paga as suas contas em dia, não atrasa nem deixa de pagar ignorando as cobranças, dificilmente seu score vai baixar por causa de uma coisa ou outra.

Entretanto, note que se os atrasos de contas que passam pelo sistema bancário (boletos, impostos e principalmente cartões de crédito) for recorrente, e caso você se torne inadimplente em alguns casos, você terá o seu score baixado.

Note também que inadimplência não significa que você atrasou a conta 2 meses, quando uma conta vira o mês, já é considerada inadimplência. Por exemplo, sua conta vence dia 14, após o dia 30 ou 31, se ela não for paga, você já pode ser considerado inadimplente.

- Publicidade -


Veja também:


Conclusão

Enfim, neste artigo você viu se o Cadastro Positivo pode ou não baixar seu score e como evitar que isto aconteça com você. Gostou da dica? Comente conosco sua opinião e compartilhe com os amigos para que eles fiquem bem informados como você! 😉