Seja durante o carnaval ou depois da folia, o pagamento com cartão contactless é uma das recentes e mais seguras opções de pagamento no Brasil.
Essa é uma tecnologia conhecida como NFC (Near Field Communication), onde o pagamento é feito apenas por aproximação. Essa aproximação pode ser feita com um smartphone, um cartão físico ou até mesmo uma pulseira.
Para isso, basta aproximar algumas dessas opções acima da maquininha de cartão e pronto, o pagamento está feito. Hoje, praticamente todos os smartphones já estão habilitados para o uso dessa tecnologia.
Como funciona o cartão contactless?
O Cartão contactless funciona de maneira bem fácil e simples. Basta, portanto, aproximar o celular de um leitor compatível, ou até mesmo de outro celular, e pronto.
Para isso, os dois aparelhos precisam estar a aproximadamente 2 a 10 metros de distância um do outro. Após a conexão estabelecida, o nome do serviço e o valor que deverão ser pago irão aparecer na tela.
Então, é preciso aprovar e aí o valor é debitado automaticamente. Essa tecnologia funciona em qualquer aparelho com sistema Android, iOS e Windows. Para se ter uma ideia, em 2013, 90% dos celulares já possuíam essa tecnologia.
No entanto, para que seja usada essa opção, é preciso que sejam instalados aplicativos voltados para a confirmação do pagamento por aproximação bem como para a leitura do código de barras.
Veja também:
- Pagar tudo com o cartão de crédito aumenta o Score? Entenda!
- Aumentar O Limite Do Cartão De Crédito: Confira Esta Dica Poderosa
- Qual o melhor cartão de crédito sem anuidade do momento?
Quais são os bancos que aceitam essa tecnologia?
Apesar dessa tecnologia já estar sendo bastante difundida no mundo todo, no Brasil ainda são poucos os bancos que a aceitam, embora essa realidade já esteja mudando.
Dentre as instituições que aceitam esse método de pagamento estão o Banco do Brasil, Bradesco, Santander e Itaú, além é claro do Nubank com o roxinho. O Banco Inter, para não ficar para trás lançou recentemente essa novidade.
Tanto o Nubank quanto o Banco Inter, não exigem o fornecimento de senha para as compras abaixo de R$ 50,00, facilitando ainda mais o pagamento. Além disso, com o crescimento da internet não há município que não aceite a tecnologia.
As maquininhas da Rede por exemplo, quase todas já aceitam esse tipo de pagamento e podem ser encontradas em qualquer canto do país. Incrível não é mesmo? Então agora que você já sabe como usar, é só se divertir.
Gostou deste artigo? Deixe o seu comentário, sua sugestão e compartilhe essa notícia com seus amigos nas redes sociais.