Pagar tudo com o cartão de crédito aumenta o Score? Entenda!



Anúncios



Publicidade

Será que pagar todas as contas com cartão de crédito aumenta o score? Essa é uma dúvida bastante frequente entre as pessoas.

Afinal, o seu score é composto por todas as suas informações cadastrais, sejam elas positivas ou negativas. Além disso, o score também sinaliza o comportamento de compras bem como as solicitações de crédito.

Essa pontuação está disponível nos birôs de crédito, onde é possível realizar uma consulta. No entanto muita gente tem dúvidas sobre até que ponto o cartão de crédito pode influenciar no score. E é sobre isso que vamos falar neste artigo.

negativado

Até que ponto o cartão de crédito influencia no score?

Como já antecipamos, todas as pessoas economicamente ativas possuem um perfil de crédito. Esse perfil é mantido pelas agências de relatório de crédito, chamados de birô. No Brasil eles são quatro: Serasa Experian, Boa Vista, Quod e SPC Brasil. 



Publicidade

Para compor o score é levado em consideração todas as contas que foram pagas com o cartão, inclusive se você está pagando ou não as contas em dia. Também consta os empréstimos e financiamentos que solicitou ou já possui no nome.



Anúncios

Desse modo, o score é afetado positivamente pelo uso do crédito. Ou seja, ao usar o cartão de crédito, pagar um empréstimo, financiamento em dia, a tendência é que seu score irá melhorar.

Por outro lado, quando você atrasa demais as contas, fica inadimplente ou se não tem histórico de crédito, é bem possível que o seu score será afetado negativamente. Sendo assim, quem não tem cartões tem menos chance de ter um bom score.


Veja também:


Então o cartão influencia positivamente no score?

Ao usar o cartão de crédito para fazer compras e pagar as contas todo mês em dia, há um impacto positivo no score.

Dessa maneira, o uso consciente do cartão ajuda não só a criar como aumentar o score. Nesse sentido, quando você precisar de um empréstimo ou financiamento, terá mais chances de conseguir.

É importante, todavia, não confundir cartão de crédito com débito, afinal este último não traz nenhum impacto positivo nos birôs. Em outras palavras, pagar no dinheiro ou no débito, conta menos ponto do que pagar as contas no crédito.

Portanto, quanto mais contas você paga no crédito, mais previsível você será para os credores. Por isso, o interessante é procurar um cartão de crédito que te atenda da melhor maneira possível, e usá-lo com bastante frequência.

Evite, contudo, ficar trocando de cartão constantemente. Pois, quando você abre uma nova conta de crédito e fecha uma antiga, a idade média das suas contas diminui, o que prejudica o seu score.

Então o ideal é usar sempre o mesmo cartão?

Para se ter uma breve ideia, a história do cartão de crédito é responsável por 15% da pontuação no score. Então o ideal é você usar bastante o mesmo cartão de crédito sempre, e para isso é preciso ter um que realmente te atenda ao máximo.

Entretanto, é preciso tomar alguns cuidados, pois o uso imprudente pode prejudicar o seu score. Ou seja, quando você usa o cartão mas não consegue pagar corretamente a fatura, certamente o seu score sofrerá um impacto negativo.

Gostou deste artigo? Deixe o seu comentário, sua sugestão e compartilhe essa notícia com seus amigos nas redes sociais.