segunda-feira, abril 15, 2024

Cartão de crédito será meio de pagamento preferido na Black Friday deste 2022

Share

Black Friday

A Black Friday de 2022 acontece nesta sexta-feira, dia 25. E milhões de brasileiros se planejaram para comprar ao menos algum produto, especialmente nos segmentos de eletrônicos e eletrodomésticos.

Mas é necessário tomar cuidado, pois o cartão continua sendo um dos principais motivos de endividamento no Brasil. Este ano ainda tem o fato de que ela está acontecendo em plena Copa do Mundo, o que ajudou a impulsionar a venda de outros setores também.

Somente em 2021, a Black Friday movimentou mais de R$ 5,5 bilhões, sendo que registrou um crescimento de quase 6% em relação ao mesmo período do ano anterior. E você, já se planejou para comprar algo na Black Friday?

CARTÃO DE CRÉDITO PAGBANK
CARTÃO DE CRÉDITO

CARTÃO DE CRÉDITO PAGBANK

CASHBACK
 
SEM ANUIDADE
Todo o dinheiro investido em CDB vira o limite do cartão
Você permanecerá no site atual

Dá para comprar produtos de valor muito mais elevado?

Tanto dá, que muitas pessoas estão se planejando para adquirir bens de valor elevado, como automóveis e imóveis, aproveitando as promoções que muitos bancos estão fazendo para realizar um empréstimo pessoal, e assim, conseguir o crédito necessário para usar as promoções da Black Friday e realizar um sonho. 

Outra aposta de quem é comerciante durante essa Black Friday é a flexibilização de formas de pagamentos para atrair um número ainda maior de clientes que desejam participar das promoções. O cartão de crédito, por exemplo, que oferece melhores condições de parcelamento com juros menores, continua sendo o protagonista, sendo que o Pix é a terceira opção mais utilizada atualmente.

Em 2021, o cartão de crédito foi utilizado por mais de 63% dos consumidores brasileiros. Embora o Pix seja uma alternativa muito prática, é necessário ter o dinheiro na conta no ato da compra, além do fato de que os juros por parcelamento de Pix são bem mais altos do que o parcelamento no cartão de crédito.

O segundo meio de pagamento mais utilizado em 2021 foi o boleto bancário, com adesão de 32,5% do público. O Pix era uma grande expectativa para o ano, mas somente 0,5% dos clientes aderiram a esse meio de pagamento.

Fraudes na data de compras

Quem gosta de participar da data de promoções mais famosa do Brasil, precisa se atentar às lojas e promoções para não cair na “Black Fraude” e ser enrolado por vendedores. Acontece que muitas lojas sobem os preços alguns dias antes e depois baixam novamente alegando estarem fazendo ótimas promoções.

Muitos relatos são divulgados na internet por consumidores que já foram enrolados desta maneira. Para evitar isso, todos os anos o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor, o Procon, faz fiscalizações por todo o Brasil, a fim de identificar quais são os locais e estabelecimentos que se aproveitam dos clientes com promoções enganosas.

Além do mais, todas as lojas que fazem promoções idôneas recebem um selo da Black Friday dado pela Associação de Comércio Eletrônico do Brasil. 

Mesmo tendo nascido nos Estados Unidos, a Black Friday caiu no gosto do brasileiro e ganhou muita popularidade nos últimos anos. Nos EUA, ela acontece sempre um dia após a Ação de Graças. Hoje em dia, é muito difícil ver no Brasil um estabelecimento que não entre também na promoção.

As publicações referentes à data são amplamente difundidas na mídia digital, e por isso, fica cada vez mais caro anunciar em meios de comunicação tradicionais, como jornais, revistas e comerciais de televisão. 

Se você ainda planeja comprar algum produto, lembre-se de não extrapolar o cartão de crédito. Além da possibilidade de criar uma dívida, não se esqueça de que as festas de final de ano estão chegando, e os custos mensais costumam aumentar nessa época.

Gostou de saber mais sobre a Black Friday de 2022? Então aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais, e ajude-nos a disseminar a informação para mais pessoas! 

Read more

Local News