quarta-feira, abril 17, 2024

Como cancelar um Pix no Itaú

Share

Itaú

Afinal, existe a possibilidade de cancelar um Pix? Se você finalizou a transação, não há como fazer o cancelamento. Caso os dados tenham sido inseridos incorretamente, ou o valor tenha sido enviado de forma acidental, a instrução do Itaú é entrar em contato com quem recebeu para que a devolução seja feita.

Já para fazer compras online, o processo é mais simples, mas ainda assim pode ser um problema quando a transferência é realizada entre pessoas físicas. Mesmo em outras instituições financeiras, é possível acessar o extrato na área do Pix e escolher a opção “devolver valor” ou “fazer reembolso”.

De todo modo, a iniciativa precisa partir da pessoa que recebeu o Pix. Além disso, é possível fazer o cancelamento quando a operação foi agendada. Isso significa que você pode efetuar o cancelamento antes da transferência acontecer. Quer saber mais sobre como cancelar? Confira a seguir!

CARTÃO DE CRÉDITO VIVO ITAUCARD
CARTÃO DE CRÉDITO

CARTÃO DE CRÉDITO VIVO ITAUCARD

FÁCIL ACEITAÇÃO
 
RECOMPENSAS
Ganhe descontos exclusivos na rede da Vivo!
Você permanecerá no site atual

Como cancelar um Pix no Itaú?

Fazer o cancelamento do Pix é bem simples. Confira a seguir como fazer!

1- Primeiro, acesse o seu app, disponível para iOS e Android;

2- Então selecione a opção “Pix”;

3- Clique na opção “Extrato Pix”;

4- Escolha uma transação agendada;

5- Feito isso, você só precisará escolher a opção “Cancelar agendamento”.

Para que os valores enviados por engano sejam devolvidos, é só acessar a aba “Extrato” e então fazer a identificação da transação que foi recebida por Pix. Haverá uma opção escrita “Devolver”. Basta clicar nela, conferir os dados para confirmação e então clicar na opção “Confirmar devolução”. 

Ao seguir esses passos, o valor integral será enviado para a conta que mandou inicialmente o Pix. Se você não conseguir entrar em contato com a pessoa que recebeu o valor, poderá acessar o extrato e anotar o ID da transação. Salve esse número e entre em contato com o suporte do banco para conseguir ajuda necessária.

Dá para alterar o limite do Pix no Itaú? 

Como não é possível cancelar um Pix já enviado para outro usuário, saiba que é possível limitar os valores de transações. Esse recurso pode ser usado como segurança extra, tanto para evitar enviar um valor acidental quanto para operações forçadas (no caso de crimes, por exemplo).

1- Acesse o seu app do Itaú;

2- Escolha a opção “nome” para mais opções”;

3- Então clique em “Segurança e privacidade”;

4- Então clique na opção “Meus limites”;

5- Por fim, selecione a opção Pix para poder editar os valores desejados.

Ao fazer uma solicitação de alteração do valor de Pix, o banco fará uma análise, e somente após 24 horas serão efetivadas. Portanto, é uma forma de proteger a conta contra golpes e fraudes. Em outros casos, você também poderá entrar em contato diretamente com o suporte do banco para resolver problemas relacionados a transações com Pix.  

Transações com Pix aumentam no Brasil

Desde que o Pix foi lançado, mais de 1 bilhão de transações já foram realizadas. Isso se deve à facilidade que o Pix proporciona às pessoas, já que as transferências não têm custos e são instantâneas. Com isso, o número de transações feitas por DOC e TED caíram consideravelmente.

No entanto, o cartão de crédito continua sendo um dos maiores concorrentes, já que o número de transações não diminuiu. Isso porque, apesar de ser possível parcelar uma compra pelo Pix, os próprios especialistas apontam que não vale muito a pena, já que as taxas de juros são ainda mais altas.

Gostou de saber mais sobre como fazer o cancelamento de uma transação com Pix pelo Banco Itaú? Então aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais, e ajude-nos a divulgar este tipo de informação para mais pessoas que também precisam de auxílio! 

Read more

Local News