Como seu smartphone pode convencer o banco a lhe conceder um empréstimo

Com o objetivo de ampliar o acesso ao crédito, hoje em dia existem as empresas que analisam dados comportamentais das pessoas através de diversos dados obtidos do smartphone e PC.

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Concessão de crédito

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Você já ouviu a frase “daquela pessoa eu não compraria nem um carro usado”? Pois é, ela é usada para fazer referência a pessoas que normalmente não possuem uma boa reputação no mercado.

No entanto, só isso não basta para definir se alguém é ou não um bom pagador. Por isso, ao longo do tempo o mercado foi desenvolvendo mecanismos para mensurar se realmente uma pessoa honra com seus compromissos.

Um dos mecanismos mais conhecidos atualmente é o score de crédito. Ele chegou recentemente ao Brasil, e funciona como uma espécie de medidor de confiança. Mas o que isso tem a ver com o seu smartphone? Descubra!

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Interpretação de sinais para concessão de crédito

Conforme antecipamos, o score de crédito é reconhecido como sendo uma das mais importantes ferramentas para avaliar se uma pessoa é ou não uma boa pagadora. Além disso, há também o cadastro positivo que ajuda as instituições financeiras na tomada de decisões.

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No entanto, existe uma abordagem um pouco mais moderna e ainda pouco explorada no Brasil que é usada para a composição do score de crédito: a comportamental. Em resumo, ela avalia como o comportamento de uma pessoa pode impactar as suas finanças.

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Por exemplo, uma pessoa mais arrojada nas decisões da vida tem mais chances de se dar bem com ativos de mais riscos na Bolsa de Valores. O mesmo se pode dizer dos devedores. Ou seja, é possível avaliar como é o comportamento deles no dia-a-dia.

Valendo-se disso, algumas empresas perceberam que esses comportamentos refletem no meio que as cercam através do smartphone ou PC. Sendo assim, elas desenvolveram uma metodologia inteligente de interpretação de sinais.

Em resumo, elas transformam ações ao teclado em indicadores de score de crédito. Ou seja, elas avaliam número de downloads, organização da agenda e tipos de conexão em dados que falam muito sobre cada um de nós.


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Análise mais apurada para tomada de decisões

Esses dados se tornam informações importantes de análise, principalmente diante de cenários em que muita gente não possui histórico financeiro consistente para embasar uma decisão de concessão de crédito como no Brasil.

Claro que uma frase ou uma percepção sugerida não é capaz de determinar a confiabilidade de uma pessoa. No entanto, muitas frases e percepções corretamente ordenadas, cruzadas e pesadas de acordo com a sua relevância para um contexto específico são indicadores seguros para determinar o risco de uma operação financeira.

Dessa forma, as empresas que trabalham com o chamado score de crédito integrado costumam considerar mais do que o histórico financeiro de uma pessoa. E isso não quer dizer que há uma invasão de privacidade.

Até porque, a análise não se baseia no conteúdo em si, mas nas características que o cercam. De acordo com Carolina Rezemini, diretora regional de vendas para a América Latina da Credolab, isso é o que se pode chamar de análise inteligente de dados.

Crédito pode se tornar mais justo

Por meio dessa análise inteligente, há uma maior ampliação das possibilidades de concessão de crédito tornando-o mais democrático e justo. Em resumo, é uma forma de ampliar o mercado, aumentando assim as transações comerciais.

A Credolab é uma startup que foi fundada em Singapura em 2016 que tem como intuito ajudar as instituições financeiras a aceitar um número maior de clientes, reduzindo o risco das operações através da chamada análise inteligente de dados.

Para isso, a empresa analisa dados comportamentais obtidos de forma anonimizada e consentida de smartphones e internet. Presente em mais de 26 países, a empresa já possui mais de 90 grandes clientes em seu portfólio.

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