Conta corrente ou de pagamentos, qual a diferença?

Com o surgimento das fintechs e contas digitais, há muitas dúvidas sobre o que é uma conta de pagamentos ou corrente e em que elas são diferentes. Continue lendo este conteúdo e descubra.

Publicidade
Publicidade

O que é uma conta de pagamentos, conta corrente e conta digital

conta de pagamentos, conta corrente e conta digital

Muitos bancos digitais disponibilizam para os seus clientes contas de pagamento, enquanto as instituições tradicionais têm conta corrente. A diferença da nomenclatura deixa muitos usuários confusos sobre quais seriam as funcionalidades. Isto acontece porque até pouco tempo, os usuários só conheciam a conta corrente ou conta salário, comuns em bancos tradicionais.

Existem algumas diferenças entre a conta corrente e de pagamentos, mas dependendo da forma de utilização e funções que o usuário tem, ambas poderão ser úteis. O próprio cliente pode analisar e entender melhor o que é mais interessante para si e quais as suas necessidade, já que geralmente as contas de pagamento não tem anuidade alguma.

A seguir, neste conteúdo você vai descobrir quais são as características e funcionalidade de uma conta de pagamentos, corrente e/ou digital. Afinal de contas, muitas vezes quando aderimos a uma conta de uma fintech nova no mercado, não sabemos ao certo quais as características e como ela vai funcionar. Continue lendo e descubra.

CARTÃO PAGBANK
CARTÃO DA CONTA DIGITAL

CARTÃO PAGBANK

NEGATIVADO
 
SEM ANUIDADE
O cartão da conta Visa PagBank é grátis e internacional
Você permanecerá no site atual


Veja também:

Publicidade

Conta de pagamentos

A conta de pagamentos é muito comum nas fintechs, empresas que usam tecnologia para serviços financeiros. Esta conta dá acesso a funções básicas como pagar boletos, cartão de débito. Além disso, o dinheiro depositado fica rendendo já que nesta modalidade de conta o banco precisa investir as aplicações em títulos públicos, sendo uma forma para garantir a liquidez e segurança dos usuários.

Publicidade

As contas de pagamento geralmente não tem mensalidade e as taxas são mais amigáveis, além disso, também é possível solicitar a portabilidade de salário. Uma instituição financeira precisa de autorização para oferecer uma conta de pagamentos. Para sacar o usuário pode utilizar a Rede 24 horas ou caixas interbancários, já para depositar pode utilizar boletos e transferências.

Conta corrente

A conta corrente é bastante funcional para as transações do dia-a-dia, como sacar em um caixa eletrônico do banco e atendimento presencial. A diferença principal da conta de pagamentos, é que a conta corrente não possui limite de movimentação, mas as taxas podem variar. Além disso, você pode depositar em espécie nos caixas bancários da instituição.

Quem tem conta corrente tem acesso a funcionalidades como internet banking, agencias a disposição, utilizar cheques, fazer compras no cartão de débito, ter limite de conta (cheque especial). Além disso, não vai precisar se preocupar com limites de movimentação e saque em caixas internos, notando que valores acima de R$ 150 mil talvez precisem de um aviso para preparar o saque.

Conta digital

A conta digital é aquela que você pode utilizar a distância por meio do App para smartphone, além de em alguns casos contar com o internet banking. A conta digital pode ser tanto de pagamentos como corrente. Já existem instituições bancárias que estão flexibilizando a contratação de conta bancária, permitindo que ela seja feita pela internet.

Enfim, hoje descobrimos o que é uma conta corrente, de pagamentos e digital, isto torna muito mais fácil para realizar a escolha para quem procura uma conta. Além disso, quem já tem uma conta de pagamentos, agora já sabe que quando for fazer uma transação maior deverá antes consultar os limites disponíveis na instituição. 

Está procurando uma conta e sabe que a conta de pagamentos se adequa às suas necessidades e você não precisa pagar mensalidade para isso? Então, conheça a Conta Rendeira do PagBank. Por outro lado, se você prefere uma conta corrente de um banco tradicional, mas não quer ir até o banco, conheça o Santander Conta Online, com isenção nos três primeiros meses e depois a mensalidade vira crédito para celular.