Dívida Caducada pode influenciar negativamente o Score de Crédito?

Publicidade

Está curioso para saber se aquela sua dívida que já passou de 5 anos (que não negativa mais seu nome), ainda influencia o Score de crédito? Dívida caducada baixa o meu score ou não? Continue lendo o artigo e descubra mais sobre o assunto.

São poucos brasileiros que nunca tiveram o nome negativado, e desta parcela ainda há os que deixaram a dívida caducar, já que depois de 5 anos o nome não pode permanecer negativado no SPC ou Serasa.

Qual a influencia da dívida caducada no Score de crédito?

O Serasa diz que não existem influencia alguma, que após a dívida caducar o nome é retirado do SPC e Serasa e por lei ela não pode mais contar como ônus para o cliente. Segundo a legislação não, a dívida caducada não atrapalha o score de crédito do cidadão. Mas é o que realmente acontece?

Infelizmente, há relatos de pessoas que ao quitar uma dívida que já havia caducado tiveram melhora significativa no seu score algum tempo depois. Por isso, pode ser interessante considerar quitar dívidas antigas para conseguir subir o score de crédito.

Publicidade

Dívida caducada deixa de existir?

Não ela não deixa de existir, e pode ser cobrada a qualquer momento pela empresa a quem a pessoa ficou devendo. Apenas, depois de 5 anos a pessoa não pode mais ser negativada nos birôs de crédito, mas permanecerá negativando no lugar onde deve.

Publicidade

Deixe-me lhe explicar melhor: Depois de 5 anos, você sai sim do SPC ou Serasa, mas na loja ou financeira você continua negativado no banco de dados próprio daquele lugar. Então, sua dívida não desaparece.

O lugar onde você está devendo com certeza não lhe dará novamente crédito, ao não ser que dê algum problema no banco de dados próprio da instituição, e sem querer eles percam os seus dados.

Quais as vantagens de quitar uma dívida que já caducou?

Ter mais acesso e facilidade de crédito, principalmente no lugar onde você estava devendo. Se for uma instituição financeira ainda mais; já que se você ficar devendo lá, eles poderão negar que você movimente dinheiro por lá, ou então acabar tomando o dinheiro em seu nome que passar por esta instituição.

É claro que simplesmente “pegar” o valor que você movimentou por lá é ilegal, mas até você entrar com um processo e ele ser finalizado vai levar um tempo. Além disto, dívidas caducadas tem um ótimo desconto no pagamento.


Veja também:


Conclusão

Enfim, neste artigo você viu que existem comentários que dívidas caducadas possam atrapalhar o Score, embora o Serasa negue. Também falamos que pode ser bem mais barato quitar dívidas caducas e se livrar deste problema. Gostou do artigo? Comente conosco sua opinião e compartilhe com seus amigos também!