Encare o dinheiro, aprenda sobre ele e viva bem

Você lida bem com o dinheiro? Pode ser mais importante do que apenas se preocupar em ganhar dinheiro. Saiba mais sobre organização financeira a seguir.



Anúncios



Publicidade

Aprenda sobre o dinheiro e viva bem

Encare o dinheiro, aprenda sobre ele e viva bem

Todos sabem que precisam de dinheiro para ter uma boa qualidade de vida. Mas muitos ignoram que saber lidar com as finanças pode ser mais importante do que apenas se preocupar em ganhar dinheiro.

É natural que os jovens procurem independência e que os adultos se preocupem com a melhora no padrão de vida e como preparar os filhos. 

Este fato é normal e cotidiano. Infelizmente, o que passa desapercebido de muitos é que a prudência e os investimentos podem fazer com que seus esforços não percam valor. 

Neste conteúdo, você vai ver dicas para evitar dívidas, fazer reservas, investir e alcançar a melhora da sua situação financeira.



Publicidade


Veja também:


Faça um orçamento, esteja no controle e evite dívidas

Em um ano cheio de imprevistos e de “apagar incêndios”, para muitos talvez até pese a palavra “orçamento”. Ter um imprevisto e perder o controle do dinheiro não é desculpa para abandonar a organização financeira.



Anúncios

Mesmo tendo um orçamento, às vezes, com um descuido é possível ficar no vermelho, pela quantidade de imprevistos, como foi 2020, por exemplo. Mas, imagine precisar lidar com a situação sem saber ao certo quanto gasta, e quais são as contas inadiáveis. Bem pior, né?

Caso você ainda não tenha um orçamento, seja uma planilha no excel ou uma pequena anotação no caderno, é uma boa ideia começar. Saber quanto você ganha versus quanto gasta, é crucial.

Não espere muito para começar a fazer reservas

Quem tinha o hábito de ter reservas de emergência passou o ano passado com bem menos turbulências. Quem não tinha, com certeza descobriu uma forma de se reinventar e ir atrás de uma renda extra.

O ano da pandemia nos deixa a lição sobre como lidar com as finanças de forma prudente e precavida pode ser importante.  É estatístico que famílias com menor renda têm mais dificuldades em fazer economias. 

Entretanto, adaptar o padrão de vida de modo a guardar algum dinheiro é importante para não ser surpreendido. 

Considere o que vai economizar, como uma conta a ser paga, e você vai ter melhor noção se é necessário poupar em alguma futilidade ou aumentar a renda.

Procure investir assim que puder

Depois de ter uma reserva de emergência de seis meses a um ano, com o valor que precisa para pagar as suas contas neste período, é preciso pensar em investir. 

O investimento é uma maneira de ganhar dinheiro com dinheiro, você multiplica o que tem e fica melhor preparado para o futuro. 

Comece com investimentos mais conservadores, como CDB e Tesouro Direto, depois tente aumentar para fundos de investimentos e ações. Mas, não deixe de começar a investir assim que alcançar a organização financeira e a reserva de emergência.

Enfim, hoje neste conteúdo, você descobriu várias dicas legais e interessantes sobre dinheiro e como lidar com ele. Legal, né? Não esqueça de compartilhar nas redes sociais! 😉