O que é estar negativado e como sair dessa

- Publicidade -

Talvez você esteja se perguntando o que significa estar negativado e como resolver este problema que pode atrapalhar sua vida. Continue lendo este conteúdo e descubra estas e outras informações importantes.

Segundo o SPC Brasil, são 61,88 milhões de brasileiros que estão negativados, considerando dados de março de 2020. Além disso, em abril de 2020, o número de pessoas negativadas cresceu 2,91%, em relação ao mesmo período do ano anterior. 

O que é estar negativado e como sair dessa
O que é estar negativado e como sair dessa – Imagem: Reprodução / Internet

Isto significa que praticamente 40% da população adulta está enfrentando problemas para pagar as dívidas. A faixa etária da maioria dos endividados é de 30 a 39 anos, com 25% do total.

- Publicidade -

Sendo que destes, a maioria são mulheres, com 50,78%, embora haja bastante equilíbrio, já que passam apenas 0,78% do percentual de homens. A dívida média de cada inadimplente está em R$ 3.206,72.


Veja também:

Empréstimo PB Consignado: saiba como funciona

Bom pra crédito é confiável? Como saber?

Serviços do Banco Pan para negativados


O que é estar negativado?

No Brasil você pode estar negativado no SPC ou Serasa, quando você é negativado, deve ser avisado antes, geralmente via Correios. Caso esta notificação falhe e por isso, você encontre problemas, poderá procurar um processo de compensação, por danos.

Estar negativado é estar inscrito nos órgãos de proteção ao consumo, SPC e Serasa, como devedor. Esta inscrição impede que você obtenha crédito, ou te faça encontrar mais dificuldade ou juros bem mais altos.

- Publicidade -

Estar negativado, em termo popular, é o mesmo que “ter o nome sujo na praça”, o que significa que você pode encontrar problemas, confira a seguir alguns deles.

Quais problemas estar negativado pode trazer?

Confira a seguir algumas situações que podem afetar a vida de quem está com o CPF negativado:

Obter crediário

Se você gosta de comprar parcelado nas lojas, saiba que tanto para abrir crediário, quanto para realizar novas compras, o SPC é consultado. Além disso, você precisa considerar que alguns lojistas consideram o score para conceder o crédito e definir o limite.

Fazer empréstimo pessoal

Se você quiser um empréstimo, mesmo que seja para cobrir dívidas que você tenha, deverá notar os juros. Para quem está negativado, uma opção viável de juros é o crédito consignado, disponível para aposentados e pensionistas do INSS, forças armadas, servidores e algumas empresas privadas. 

- Publicidade -

Financiamento de carro ou casa

Quando você procurar um empréstimo habitacional ou de automóvel, deverá lembrar que é necessário estar sem nenhuma restrição de crédito. Uma restrição, com certeza impedirá que você consiga obter seu financiamento com sucesso.

Cartão de crédito

Quando for solicitar um cartão de crédito, além de não estar negativado, você precisa ter um bom score de crédito. Uma pontuação a partir de 400 ou 500 para ser aprovado na solicitação do cartão. Alguns exemplos são Pag!, Next e Trigg.

Se você estiver com dificuldades de conseguir o seu cartão de crédito, tente ter uma conta corrente e movimentá-la. Outra opção é ter uma conta e cartão pré-pago Super Digital, que não fazem consulta ao SPC ou Serasa.

Como sair dessa?

Confira a seguir algumas opções para deixar de ser negativado.

Conseguir um empréstimo com juros menores para cobrir as dívidas atuais

Se você estiver com uma dívida que cresce muito rapidamente por causa dos juros, poderá tentar conseguir um empréstimo para saldar o total. Para isto é necessário que você preste atenção em algumas coisas importantes, como:

– Calcule o valor total das suas dívidas: quando fizer um empréstimo, não ganhe mais uma dívida. Mas, pelo contrário, centralize todas as que você tem em uma única prestação para diminuir o endividamento e aumentar sua consciência do esforço necessário para sair dessa.

– Faça o empréstimo apenas se os juros realmente compensarem: avalie e compare as dívidas. Trocar por uma de maiores juros apenas aumentará o endividamento e poderá trazer mais problemas.

Negociar as dívidas diretamente com o credor

Outra coisa que você pode fazer é entrar em contato com o credor, deixá-lo a par da sua real capacidade de pagamento e tentar um bom parcelamento. Se a dívida for de financiamento ou muito alta, poderá tentar empresas especializadas na renegociação de dívidas.

Enfim, neste conteúdo você descobriu o que é estar negativado, quais são os problemas e como sair dessa. Legal, né? Não esqueça de compartilhar nas redes sociais! 😉

MAIS POPULARES

Cartão de crédito para MEI do C6 Bank? Saiba como solicitar!

O C6 Bank é um banco digital completo que disponibiliza uma conta online sem mensalidades com um cartão de crédito sem anuidade...

Cartão Carrefour: desconto no supermercado, drogaria e posto de gasolina

O cartão Carrefour pertence a própria financeira do grupo e por isso pode oferecer benefícios e vantagens exclusivos. Ele é ideal para...

4 cartões de hipermercado para conhecer e comparar

Já conhece os cartões do Atacadão, Carrefour, Hipercard e Passaí? Sabia que eles têm diversos benefícios e vantagens exclusivos se você comprar...

Conheça 3 bancos digitais que te ajudarão a investir melhor!

Você tem um pouco de dinheiro guardado e está querendo melhorar a rentabilidade dos seus investimentos? Então você está no lugar certo.
- Publicidade -