Golpe do caixa eletrônico: Se proteja do jackpotting que está deixando os caixas eletrônicos vazios



Anúncios



Publicidade

Neste golpe os criminosos instalam softwares maliciosos (malwares) nos caixas de autoatendimento, e o vírus faz a máquina liberar mais dinheiro, sem que o saque seja de fato feito. Este é o Golpe do caixa eletrônico, veja mais informações a seguir.

O golpe tem por nome jackpotting, e faz a máquina liberar até 40 cédulas a cada 23 segundos, ainda não é possível mensurar quanto já foi retirado de forma indevida dos caixas eletrônicos. Até o momento já foram registrados casos no México, EUA e alguns países da Europa, o Malware.

Conhecido como WiPot, o malware já chegou a ser vendido por R$ 5 mil dólares, mas a loja que existia na Dark Web foi derrubada pelo FBI em 2017 ainda. O golpe atingia mais os caixas eletrônicos com sistema do Windows 7 desatualizado.

Entretanto, mesmo que uma loja na Dark Web tenha sido identificada e derrubada, não existe garantia de que outras não estejam vendendo até mesmo versões mais atualizadas. Só na Alemanha, estima-se que o golpe rendeu aos criminosos cerca de $ 1,5 milhão de dólares.



Publicidade

Como funciona este golpe do caixa eletrônico, o jackpotting?

Neste golpe, os criminosos geralmente se passam por técnicos e, por isso, acabam mexendo nas máquinas e cabos que ficam atrás dela. É neste momento que eles acabam conectado um computador a máquina e instalando o malware.



Anúncios

A ativação do vírus acontece remotamente, diretamente pelo teclado do terminal ou através de um notebook, tablet ou até mesmo um smartphone. Normalmente, o comando de saque acontece, quando o criminoso está em outro lugar.

Inclusive, uma vez instalado o vírus, os criminosos podem “fazer o saque” a distância, e alguém (uma mula) realizar a retirada do dinheiro. O golpe continua até que o caixa fique vazio.

Quais os riscos para os clientes bancários?

O maior risco associado é que você precise fazer um saque e o caixa de autoatendimento esteja sem reserva, por causa do golpe. Não existem indícios que o vírus atinja contas bancárias ou exponha os dados do usuário.

Até porque no caixa eletrônico não ficam armazenados os dados dos clientes, o caixa eletrônico apenas se comunica com o banco de dados da instituição financeira para autorizar ou não o saque.

Logo, o dinheiro é retirado da máquina, mas não é retirado de nenhuma conta corrente. O golpe é direcionado a instituição bancária, e causa mal estar entre os clientes por dificultar a vida de quem precisa fazer o saque.


Veja também


Conclusão

Enfim, neste artigo como está funcionando este golpe do caixa eletrônico, o chamado jackpotting. Achou interessante a notícia? Comente conosco sua opinião e compartilhe com os amigos as novidades.