Oferta de crédito e promessas para limpar o nome: não caia em golpes

Em tempos de crise, o que mais aparece são pessoas procurando aplicar golpes em outras pessoas. Os favoritos dos golpistas são a oferta de crédito e a promessa para limpar o nome, por isso é bom tomar cuidado.

A Serasa consumidor, pensando nisso, criou uma série de práticas que não são adotadas em relação aos seus consumidores. Com isso, a instituição procura alertar os clientes sobre os possíveis golpes existentes.

As boas práticas para não cair em golpes

O primeiro mandamento das boas práticas é que a Serasa nunca exige adiantamento ou depósito para aprovação de um crédito. A instituição também não negocia dívidas que estejam disponibilizadas no site do Limpa nome.

Ademais, nenhuma cobrança é enviada pelo WhatsApp, sendo que qualquer dúvida o consumidor pode entrar em contato pelo telefone (11) 98870-7025 para realizar as negociações que estejam disponíveis no site Limpa Nome.

A oferta de crédito é feita somente no site e não é solicitado nenhum pagamento antecipado para que seja feito a liberação do crédito. A instituição ressalta que possui pessoas específicas e bem preparadas que entram em contato com o consumidor para finalizar o processo de solicitação iniciado no site do eCred.


Veja também:


A oferta de crédito e limpeza de nome não são feitas por WhatsApp

A Serasa não faz oferta de crédito e nem oferece limpeza de nome por WhatsApp, nem tampouco cobra por esse serviço.

Dessa forma, a empresa alerta que só possui dois números de WhatsApp e ambos são verificados e nomeados como Serasa. Por isso, ao receber uma mensagem de um telefone com outro nome, fique atento, pois é golpe.

Não é exigido pagamento antecipado por oferta de crédito

A análise de pedido de crédito é feita pela própria empresa parceira da Serasa eCred e não pela Serasa, sendo que você é informado quando a empresa credora concluir a análise de crédito.

O prazo para retorno de empréstimos e cartões é de geralmente 5 dias, e a Serasa não pede nenhuma antecipação de dinheiro por isso. Sendo assim, se o contato for feito por alguém dizendo que é da Serasa eCred para falar sobre empréstimos, é golpe.

Postagens que prometem limpar o nome

Na internet estão circulando muitas fórmulas milagrosas que prometem aumentar o Score mediante pagamento de taxas e tributos.

Isso é golpe, pois a Serasa não faz nenhum tipo de cobrança para aumentar a pontuação do Score de crédito. Para isso há um canal no Facebook onde é possível tirar todas as suas dúvidas e fazer perguntas.

A Serasa adverte que o score é um serviço gratuito não sendo possível aumentá-lo mediante qualquer pagamento. O aumento do score se dá por meio dos pagamentos em dia das suas contas, da maneira como lida com crédito, entre outros.

E quando você participa de um Feirão Limpa Nomes, os boletos são gerados somente pelos canais oficiais ou pelo WhatsApp (11) 98870-7025. Caso receba um boleto por terceiros, fique atento, pois é golpe.

Como se blindar contra fraudes?

Para se blindar contra fraudes, desconfie de ofertas muito atraentes que chegam por redes sociais, e-mails ou até mesmo por telefone.

Evite usar aplicativos do banco ou cartão de crédito em redes públicas e não clique em links de origem suspeita. Não pague para aumentar a sua pontuação de crédito, afinal, essa prática não existe como já dissemos.

Use apenas os canais oficiais da Serasa, e em caso de dúvida ou suspeita não hesite em entrar em contato para saber se está ou não caindo em um golpe.

Gostou deste artigo? Deixe o seu comentário, sua sugestão e compartilhe essa notícia com seus amigos nas redes sociais.