IPVA 2022: 4 estados permitem pagamento pelos canais digitais do Itaú

O IPVA é um imposto que incide sobre a propriedade de veículos automotores. Ele pode ser pago em qualquer agência bancária ou casas lotéricas, sendo que agora em 4 estados o pagamento pode ser feito pelos canais digitais do Itaú.

IPVA 2022

IPVA 2022

Todo começo de ano é aquela velha história: tem que pagar IPTU, IPVA, material escolar, matrícula. Enfim, é tanta conta que a gente acaba até se perdendo no meio dos boletos, não é verdade?

E se tem um imposto que costuma dar mais trabalho para realizar o pagamento, este imposto é o IPVA. Afinal, dependendo do Estado é necessário ir até uma agência bancária para fazer o pagamento.

Entretanto, isso já está mudando. Neste ano, quatro estados brasileiros já estão permitindo que você possa realizar o pagamento do IPVA pelos canais digitais do Itaú. Quer saber mais sobre essa novidade? Vem com a gente.

CARTÃO ITAUCARD CLICK VISA PLATINUM
CARTÃO DE CRÉDITO

CARTÃO ITAUCARD CLICK VISA PLATINUM

SEM ANUIDADE
 
RECOMPENSAS
Um cartão de crédito repleto de benefícios!
Você permanecerá no site atual

Pagamento do IPVA 2022

O IPVA (Imposto de Propriedade sobre Veículo Automotor) tradicionalmente é pago somente em agências bancárias ou em agentes financeiros licenciados como Casas Lotéricas. 

Isso gera bastante desconforto, ainda mais agora com o aumento dos bancos digitais que facilitou bastante a nossa vida. De olho nessa tendência, quatro estados brasileiros passaram a aceitar o pagamento do IPVA via canais digitais do Itaú.

O Banco Itaú adequou e vinculou toda a tecnologia investida para os clientes em uma ferramenta exclusiva para quem quer quitar o IPVA. Agora é possível fazer o pagamento do tributo nos canais remotos.

No entanto, esse serviço ainda não está disponível para todos os Estados brasileiros. Então só podem ser feitos o pagamento por meio dos canais digitais quem mora em São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná.


Veja também:


Como faz para pagar o IPVA pelos canais do Itaú?

Os contribuintes dessas unidades federativas estão a um passo de poder pagar o IPVA de maneira simples e descomplicada sem a necessidade de se deslocar até uma agência bancária. 

Inclusive, existe uma versão exclusiva do App do Itaú para os veículos registrados no Estado de São Paulo. Basta que o cliente abra o aplicativo do Itaú, acesse sua conta com os dados da agência, conta corrente e senha.

Uma vez feito isso, é só acessar a aba “transações” e depois entrar na opção “detran.sp”. Na sequência é só cadastrar o veículo ou então selecionar um veículo que já esteja cadastrado no aplicativo da instituição.

Depois é só seguir as instruções e fazer o pagamento pela plataforma. Lembrando que além do pagamento pelo aplicativo, também é possível pagar o IPVA pelo próprio internet banking do Itaú.

Como pagar o IPVA pelo Internet Banking?

O primeiro passo para pagar o IPVA pelo internet banking é acessar o site do Itaú e depois digitar os dados da conta, número da agência e colocar a sua senha eletrônica. Depois no campo de busca, digite a palavra “Detran”.

Feito isso, você vai precisar selecionar a opção “Pagamento ao Detran” e na sequência clicar em “Continuar”. Logo após, é preciso selecionar o estado do seu veículo e então clicar na alternativa “IPVA”. Depois é só seguir as instruções para fazer o pagamento.

Lembrando que o IPVA é um tributo estadual, e por isso o seu valor pode variar de estado para estado. Qualquer cidadão que tenha um veículo automotor está sujeito a esta contribuição.Em teoria, o valor arrecadado pelo IPVA é destinado para custear despesas estaduais como investimentos em obras e serviços. 

O governante de cada Estado é quem define quais os gastos são mais necessários, sendo que o valor não precisa ser aplicado exclusivamente no recapeamento de estradas ou malha viária.

Do valor arrecadado, 50% vai para o Estado e os outros 50% para o município no qual o veículo está licenciado, inscrito ou matriculado. O dinheiro é recebido pelos Estados através da Secretaria da Fazenda.

Gostou deste artigo? Então não deixe de compartilhar com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais e nos ajude a disseminar o conhecimento.