Itaú está diminuindo o limite do cartão de crédito de vários clientes

Publicidade
Publicidade

O limite do cartão de crédito de vários clientes do banco está sendo diminuindo, entenda o que está acontecendo. Várias pessoas recentemente estão reclamando desta nova maneira de lidar com as finanças do banco.

A instituição no que lhe concerne, se defende dizendo que é uma análise de endividamento. Veja a seguir o que está acontecendo.

O banco pode baixar o limite de crédito?

Sim. Existem basicamente duas formas de baixar o limite do cartão de crédito: pela sua solicitação ou pela decisão unilateral do banco. Esta última atingiu os clientes de cartão de crédito do banco Itaú.

Em uma época de tão grande concorrência, e com bancos digitais surgindo aos montes, não foi uma decisão estratégica muito inteligente do banco. Que poderia apenas diminuir o limite durante o parcelamento do cartão, ou tomar uma atitude mais amena.

Publicidade

O que o Itaú disse sobre o isso?

Em sua página na internet o banco comenta que isto realmente pode acontecer, entretanto, deverá ser comunicado antes ao cliente, como constante no contrato bancário.

Publicidade

Porque o banco tomou esta decisão?

Segundo o site do Itaú esta medida pode vir por diversos fatores, tais como:

  • Pagamento parcial das faturas
  • Atraso no pagamento das faturas
  • Endividamento em outros produtos de crédito no Itaú
  • Endividamento em outras instituições

A principal justificativa utilizada é que eles procuram auxiliar no controle do orçamento e também para evitar endividamento.

Como evitar o descontrole financeiro e o endividamento?

Primeiro organize-se, ponha em uma planilha no Excel o que você tem para pagar e o que pode gastar nas festas de final de ano, nos presentes e gastos mensais. Não fuja do seu orçamento procure manter-se dentro do proposto para evitar o desequilíbrio. Quer saber mais sobre como fazer um bom orçamento? Então veja este post: “Orçamento familiar: aprenda a fazer um de 5 categorias

Depois é hora de se planejar, esta é uma questão que muitos ignoram na vida financeira. Entretanto é muito importante se prevenir nas finanças, a primeira coisa a fazer (depois de pagar as dívidas e se organizar) para alcançar um bom planejamento é ter um fundo de emergência.

Um fundo de emergência ideal cobre de 3 a 6 meses de despesas básicas para você e sua família, isto significa que se você ganhar 2 mil reis deverá ter um fundo de emergência de 6 a 12 mil reais. Para a maioria dos brasileiros isto parece loucura, entretanto é um planejamento necessário.

Quer saber mais dicas para uma vida financeira saudável? Então veja este post: “Liberdade financeira: tenha os hábitos certos“.

Conclusão

Enfim, neste artigo você descobriu o porquê do banco estar reduzindo os limites dos cartões de crédito: evitar o endividamento, descontrole e inadimplência. Realmente parece um motivo justo, entretanto, existem vários bancos digitais oferecendo cartões de crédito.

Por fim, você pôde acompanhar dicas para evitar o endividamento e melhorar as suas finanças, como o orçamento e o fundo de emergência, tão negligenciados e necessários.

Gostou das novidades? Então comente conosco sua opinião!