Iti é a Nova Conta de Pagamentos do Itaú Sem Consulta ao SPC e Serasa

Você já conhece o Iti, a nova conta de Pagamentos do Itaú, lançada recentemente pelo banco?

O Itaú larga na frente, e revoluciona ao criar a primeira plataforma de pagamentos sem consulta ao SPC ou Serasa. O projeto estava sendo testado desde Julho deste ano, e desde o lançamento até esse momento já teve a adesão de 100 mil pessoas.

A intenção do banco é usar a plataforma como um chamariz para capturar novos clientes. Pois, através dela são disponibilizados novos serviços financeiros, como crédito e investimentos por exemplo.

Iti e suas vantagens

A principal vantagem disponibilizada pela plataforma, é que o usuário poderá realizar compras em até 3 mil estabelecimentos comerciais usando apenas um código de imagem, o QR Code. Esse código poderá ser impresso como também poderá apenas aparecer na tela do caixa.

O Itaú adaptou também 400 mil maquininhas da REDE para a criação do código de imagem e a aceitação do pagamento com o Iti. A plataforma que está disponível para Android e iOS e não cobra nada para realizar transferências e pagamentos.

No entanto, é cobrado um percentual de 1% dos varejistas sobre cada transação. Elas, portanto, caem na hora na conta corrente do comerciante. O percentual é bem inferior ao valor de aproximadamente 3,49% cobrado sobre as vendas do crédito e 1,99% sobre as vendas no cartão de débito.

Em 2020 o Banco Central irá lançar uma plataforma de pagamento instantânea, e em virtude disso o Iti foi planejado para ser interligado com essa plataforma.

Leia também – Empréstimo Pessoal Para Negativados Existe? Confira as Modalidades

Como usar a plataforma no meu celular

Usar a plataforma é bastante fácil. Depois de baixar o aplicativo no Google Play Store ou no APP Store, basta fazer o cadastro que é bem rápido e simples.

Primeiramente, basta selecionar a modalidade que você precisa, se é para pessoa física ou para pessoa jurídica. Depois basta informar os dados necessários, enviar uma selfie e pronto, está cadastrado.

Para usar a plataforma, basta colocar o dinheiro e cadastrar os seus cartões de crédito. Para abastecer a conta é possível através de pagamento do boleto bancário bem como através de transferência bancária.

No caso da transferência o processo é feito como se fosse para uma conta do Itaú. E como já antecipamos, também é possível cadastrar o seu cartão de crédito na plataforma. Se for um cartão do Itaú Unibanco a validação é feita hora.

Agora se o cartão de crédito for, no entanto, de outros emissores, é preciso validá-lo por meio de uma transação, providenciada automaticamente pelo aplicativo. No momento, o limite de transações diárias é de R$ 1 mil por dia. 

É importante enaltecer, portanto, que a plataforma está apenas começando, e muitas novidades ainda estão por vir. Uma delas é, portanto, que o banco também pretende disponibilizar o pagamento de boletos com o cartão de crédito.

Gostou de saber um pouco mais sobre o Iti, essa plataforma revolucionária do Itaú? Então deixe os seus comentários e nos ajude a disseminar o conhecimento!