quarta-feira, maio 22, 2024

Meu nome ficou Negativado, posso perder meu Cartão de Crédito?

Share

negativado

Lascou, não consegui pagar a conta do supermercado, e meu nome ficou negativado. E agora, vou perder o cartão de crédito que uso tanto?

Essa é uma pergunta realmente pertinente. E talvez seja feita por aproximadamente 63 milhões de brasileiros que estão com nome sujo. Isso mesmo, 40% da população economicamente ativa do Brasil está negativada.

Os números são assustadores. A crise pela qual passamos deixou sua marca, e a recuperação do país vem sendo demasiadamente lenta, o que fez crescer o número de negativados no ano de 2019 na comparação com 2018.

CARTÃO PAGBANK
CARTÃO DA CONTA DIGITAL

CARTÃO PAGBANK

SEM ANUIDADE
 
NEGATIVADO
Função débito e crédito sem taxas e crédito internacional.
Você permanecerá no site atual

Com o nome sujo, simplesmente deixamos de conseguir crédito. Aquele empréstimo para reformar a casa, a troca de carro, e até mesmo aquela viagem muitas vezes precisam ficar para trás. Mas, e para quem já tem um cartão de crédito, a negativação do nome afeta?

Eu posso perder o meu cartão de crédito ao ficar negativado?

Acalme-se, possivelmente ao atrasar alguma conta você não perderá o seu cartão de crédito que já usa. Desde que, a negativação não tenha sido causada pelo atraso na fatura do próprio cartão.

No Brasil, existem basicamente dois órgãos de proteção ao crédito – o Serasa e o SPC. O Serasa fornece informações sobre o comportamento financeiro do consumidor, nas empresas da área financeira, como bancos.

Já o SPC é ligado à Câmara dos Dirigentes Lojistas fornecendo informações sobre suas atividades financeiras junto ao setor comercial, como lojas por exemplo.

Dessa forma, quem já possui cartão de crédito ou outros empréstimos não pode ter o seu contrato simplesmente desfeito sem aviso prévio. Todavia, para se conseguir novos empréstimos ou aumento do limite do cartão junto ao banco, nesse caso sim, a negativação será um impeditivo.

E o crediário, eu posso perder?

Quando se trata de comércio, tudo é muito relativo. Os bancos normalmente seguem uma política mais padrão. Já as lojas possuem políticas de crédito própria, e por isso pode acontecer da pessoa perder o crediário ao ficar negativado.

Claro que isso depende de loja para loja. Existem casos em que a pessoa está negativada, mas sempre pagou corretamente o crediário e por isso a loja decidiu manter o seu crédito. Mas também há casos em que a loja simplesmente cortou o crediário.

Por isso, quando falamos em crediário, para mantê-lo, é bom sempre procurar honrar os seus compromissos mantendo o nome limpo para evitar constrangimentos futuros.

Você também pode gostar desse artigo – Cartão de Crédito do Nubank – Dicas para aumentar o Limite!

O nome limpo é fundamental para um bom relacionamento comercial

Como é possível ver, um banco não poderá cortar o limite do cartão de crédito pelo fato de você estar negativado. Isso claro, se não estiver em dívida com a própria instituição financeira.

Entretanto, o ideal é procurar sempre manter o nome limpo. A crise pegou muita gente de surpresa. Mas, também ensinou que precisamos ter cautela com os gastos, evitando compras por impulso, principalmente a prazo.

Por isso, manter sempre uma boa organização financeira, evitando entrar em prestações é um dos primeiros passos para que seu nome não fique negativado. Gostou do artigo? Então deixe o seu comentário abaixo, ele é muito importante para nós.

José Carlos Sanchez Júnior
José Carlos Sanchez Júnior
José Carlos é escritor e redator com formação acadêmica em Administração de Empresas e MBA em Gestão Financeira Controladoria e Auditoria formado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Read more

Local News