Novo crédito consignado do INSS: saiba como solicitar o seu!

O crédito consignado é uma das modalidades de empréstimo mais conhecidas no Brasil. Afinal, ela possui mais facilidade na aprovação, maior prazo de pagamento e as menores taxas de juros do mercado.

Crédito Consignado

aposentados e pensionistas INSS

Um dos empréstimos mais conhecidos no Brasil é o crédito consignado. Ele é destinado para servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS. Em alguns casos pode até ser direcionado para funcionários da iniciativa privada.

Recentemente, a contratação do empréstimo consignado por aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passou por algumas mudanças na Caixa Federal para procurar beneficiar ainda mais as pessoas.

Essa modalidade já é bastante conhecida por não precisar de avalista e o valor da parcela ser descontado diretamente da folha de pagamento ou benefício. Quer saber como funciona o empréstimo consignado da Caixa? Então vem com a gente.

EMPRÉSTIMO BANCO PAN
EMPRÉSTIMO CONSIGNADO

EMPRÉSTIMO BANCO PAN

TAXAS BAIXAS
 
ANÁLISE RÁPIDA
Empréstimo no Banco Pan mesmo estando negativado.
Você permanecerá no site atual

Empréstimo consignado da Caixa Federal

A Caixa Econômica Federal é no Brasil a principal instituição que faz empréstimos consignados para aposentados e pensionistas. A contratação pode ser feita diretamente em uma agência da Caixa ou em um correspondente bancário da instituição.

Para poder solicitar o novo empréstimo é preciso ser beneficiário do INSS. Em caso de ser pensionista o benefício deverá ser permanente e aceitar a contratação do crédito consignado, estando sujeito à aprovação do INSS.

Além disso, a prestação não pode passar de 35% do salário ou benefício mensal, dependendo da adesão do convênio. Ah, e as prestações mensais são fixas, ou seja sempre terão o mesmo valor.

Ademais, conforme já dissemos, elas são descontadas diretamente do salário ou benefício. Então, é importante fazer um bom planejamento financeiro para você não se atrapalhar depois. Afinal, receberá um valor menor no seu benefício.


Leia também:


Como faz para solicitar o empréstimo consignado da Caixa?

Para fazer a solicitação do empréstimo da Caixa é preciso primeiramente acessar um dos canais de atendimento do banco, podendo ser agência, correspondente Caixa Aqui, Internet Banking, aplicativo ou então canais de autoatendimento.

Feito isso, será necessário preencher os formulários de contratação e apresentar os documentos que forem exigidos. Se você já tiver outros empréstimos consignados, esse pode ser um impeditivo.

Afinal, a soma da parcela de todos os empréstimos que possui não pode ultrapassar 35% do seu salário. Caso você atenda todos esses requisitos, o dinheiro será aprovado e creditado na sua conta corrente.

Dinheiro pode ser usado para qualquer finalidade

Um dos pontos interessantes do crédito consignado é que o valor pode ser usado para qualquer finalidade. Ou seja, você pode usá-lo para viajar, pagar contas atrasadas, reformar a casa ou qualquer outra coisa.

O interessante é que não é preciso ter o nome limpo para fazer a solicitação do crédito. Afinal, ele também é disponibilizado para quem está com o nome negativado. Por isso, é um tipo de empréstimo que ajuda bastante.

Ah, e o prazo de pagamento também é muito atrativo podendo chegar em até 8 anos. E como as taxas de juros são as menores do mercado, as parcelas cabem dentro do seu bolso e a dívida não vira uma bola de neve.

Empréstimo com planejamento financeiro

No entanto, apesar de ser uma das melhores opções do mercado, é fundamental que o empréstimo consignado seja feito sob rigoroso planejamento financeiro. Caso contrário você poderá se atrapalhar.

Por isso, faça as contas para saber se esse valor não vai pesar no seu orçamento. Evite fazer com que a dívida vire uma bola de neve na qual você tem que ficar tomando empréstimos para pagar empréstimos.

Com um bom planejamento financeiro, o empréstimo pessoal pode ser muito atraente, afinal, é uma forma de você realizar um sonho no presente e pagar suaves prestações que cabem no seu bolso.

Gostou deste artigo? Então não deixe de compartilhar com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais e nos ajude a disseminar o conhecimento.