Aprenda a se proteger das armadilhas que estão trazendo problemas a alguns usuários do Nubank e de cartões de crédito e carteiras digitais. Descubra a seguir quais medidas tomar para evitar que você caia em golpes que estão sendo aplicados.
Na verdade, golpes ao sistema bancário não é novidade alguma, mas acontece que os ladrões também estão acompanhando as mudanças digitais para conseguir roubar de uma forma diferente. Por isso, acompanhe este post e fique por dentro de várias dicas para não cair em nenhuma armadilha.
1. Caso você perca o celular, bloqueie o app Nubank imediatamente.
O Nubank, assim como outras fintechs tem o funcionamento todo baseado na internet já que é basicamente digital. Se você perder seu celular, bloqueie o App imediatamente para evitar que alguém mecha no seu aplicativo e faça transferências bancárias.
Para isto, basta acessar o site do Nubank, fazer login. Depois de digitar o CPF e senha, abaixo do QR Code, vai aparecer um link “estou sem o celular”. Uma vez que tenha feito o login, clique em “desconectar tudo” também é possível “bloquear cartão”.
2. Bloquear o pagamento por aproximação
Já aconteceu, principalmente em grandes concentrações, de alguém mal intencionado aproximar uma maquinha das vítimas e acabar “furtando o pagamento indevido” das vítimas. Para evitar isto, basta ir em “Configurar o cartão” e desativar a opção “compras por aproximação”.
3. Diferencie o cartão com uma marca pessoal
Outra maneira que alguns criminosos estão tentando aplicar golpes é furtar o cartão original e substituir por outro parecido. Então procure personalizar ser cartão com algum adesivo, por exemplo.
Entretanto tome cuidado para não colar nada perto do chip e não utilize produtos de limpeza para remover. Utilize um adesivo sem relevo.
4. Tome cuidado para não inserir seus dados fora da página e apps oficiais do Nubank
Insira seus dados apenas nos apps oficiais baixados diretamente do Nubank no Google Play e App Store. Não responda e-mails com seus dados pessoais e busque ter cuidado onde você insere seus dados e não envie foto do seu documento de RG para ninguém.
5. Conferir o endereço do remetente
Se você receber um e-mail que não é do @nubank.com.br pedindo informações, faça uma denúncia por phishing diretamente no seu e-mail. Isto impedirá que este remetente te envie novamente e-mails para você ou para outro e-mail.
Veja também
- Acelera MEI: Sebrae e Sicredi estão liberando até R$ 10 mil reais para microempreendedores
- Banco Pan tem cartão de crédito e empréstimo para quem está com negativado
- Serasa E-Cred: Cartão de crédito e empréstimos online
Conclusão
Enfim, gostou das dicas para evitar golpes bancários? Embora as dicas tenham sido todas utilizando o Nubank como exemplo, isto cabe a todos os bancos digitais e instituições tradicionais também. Gostou das novidades? Comente conosco sua opinião e compartilhe com os amigos as novidades também.