O que é cartão de crédito? Descubra neste post!

O cartão de crédito funciona como uma espécie de empréstimo, onde uma pessoa pode fazer compras e ganhar prazo para realizar o pagamento da fatura. Entenda o que é o cartão de crédito!



Anúncios



Publicidade

Cartão de crédito

cartão de crédito

Apesar de existir no mercado há um bom tempo, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o que é o cartão de crédito, como ele funciona e porque existe tanta gente que diz que ele é um vilão que pode te afundar em dívidas.

A verdade é que o cartão de crédito pode ir de herói a vilão no nosso dia a dia. Afinal, ele pode nos ajudar a conquistar produtos mais caros de forma parcelada. No entanto, sem planejamento realmente pode nos endividar.

Por isso é importante conhecer o funcionamento do cartão de crédito, procurando entender qual é a melhor forma de usá-lo na nossa vida. Quer saber mais sobre como funciona um cartão de crédito? Então continue com a gente mais alguns minutinhos.

O que é um cartão de crédito?

Em linhas gerais, o cartão de crédito é uma espécie de empréstimo bancário que uma instituição faz para seus clientes que se comprometem a pagar esse valor sem juros em uma determinada data estipulada.



Publicidade

Geralmente o prazo de pagamento da fatura é de 30 a 40 dias e vence sempre no mesmo dia de cada mês. Se as compras forem parceladas há incidência de juros em alguns casos, e as parcelas são cobradas dentro das faturas de cada mês.



Anúncios

Quando chega a data do pagamento da fatura do cartão e você não tem o dinheiro para pagá-la, existe a opção de pagar o valor mínimo. E a diferença entre o valor mínimo e o valor total da fatura é chamado rotativo do cartão.

Sobre esse rotativo do cartão é cobrado uma taxa de juros na fatura do mês subsequente. E normalmente o valor dessa taxa de juros é bem elevado, superando inclusive os juros do cheque especial. Por isso, ele é visto como um vilão por algumas pessoas.


Veja também:


Para que serve o cartão de crédito?

O cartão de crédito serve, ou deveria servir, para organizar a sua vida financeira. Pois, ao concentrar todos os seus gastos nele fica mais fácil saber para onde está indo o seu dinheiro durante o mês.

Além disso, por ter um prazo de pagamento, fica mais fácil receber o salário antes do vencimento da fatura. Um outro aspecto positivo é que você pode fazer parcelamentos com o cartão de crédito. E isso ajuda muito no dia a dia.

Por exemplo, se sua geladeira simplesmente deixa de funcionar, com um cartão de crédito fica mais fácil comprar outra parceladamente. O mesmo serve para um problema mecânico no carro, ou qualquer outro apuro que você enfrentar.

Qual a diferença entre o cartão de crédito, débito e pré-pago?

A principal diferença entre o cartão de crédito para o débito ou pré-pago é que ele tem um limite disponibilizado pelo banco para uso. Nos dois últimos casos, você precisa ter o dinheiro antes de gastar.

Por isso, dizemos que o cartão de crédito funciona como uma espécie de empréstimo. Ele pode ser solicitado por qualquer pessoa, mas normalmente só é aprovado para quem não tem restrição no nome, a não ser que seja um cartão de crédito consignado.

Neste último caso, ele é liberado para aposentados, pensionistas do INSS e servidores públicos. O diferencial deste cartão é que ele possui uma taxa de juros menor e o valor mínimo da fatura já vem descontado na folha de pagamento. Além disso, não há consulta ao SPC e nem à Serasa.

Como solicitar um cartão de crédito?

Para solicitar um cartão de crédito é preciso escolher uma instituição emissora que hoje são várias, como: Itaucard, Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Federal, Nubank, ou qualquer outra de sua preferência.

Assim que você escolher um cartão de crédito que tenha o seu perfil é só preencher um cadastro e então aguardar a aprovação. Não tem segredo. Mas lembre-se: é preciso ter muito controle para o cartão não tornar-se um vilão na sua vida.

E se você tiver dificuldades para ter um cartão aprovado, pode começar a construir um relacionamento com o mercado através de uma opção conhecida como pré-pago, que te permite usar a função crédito: