quarta-feira, janeiro 15, 2025

Pagamento Digital: Setor de Cartões cresce 18%

Share

São mais de 850 milhões de reais movimentados em cartões de crédito e débito em 6 meses no país. O setor de pagamento digital por meio de cartões teve um dos maiores crescimentos em 7 anos. O aumento se deve as compras feitas através das maquininhas, que cresceu muito.

Parte disto se deve ao fato do aumento de prestadores de serviços bancários, e além disto, também pela concorrência maior com a entrada das fintechs e bancos digitais. Algumas empresas fizeram diferença neste aumento de pagamento digital, entre elas: Nubank, Inter, Neon, Original, entre outros;

Seja por segurança ou praticidade, a tendência de pagamento digital não pode mais ser ignorada. Entretanto, segundo Pedro Coutinho, o presidente da Associação Brasileira das Empresas de Cartões e Serviços (Abecs), ainda existem cerca de 45 milhões de pessoas sem banco no país.

CARTÃO BANCO INTER
CARTÃO DE CRÉDITO

CARTÃO BANCO INTER

INTERNACIONAL
 
CASHBACK
Função débito e crédito com taxas ZERO
Você permanecerá no site atual

Pagamento Digital x Fintechs

O pagamento digital foi popularizado graças as Fintechs, que são Startups de tecnologia financeira e bancária. A Nubank foi pioneira em disponibilizar conta-corrente e cartão de crédito por aplicativo de celular.

Entretanto, mesmo com a popularização dos serviços bancários, ainda existem muitos brasileiros que não se encaixam em nenhum deles. Por muito tempo o acesso a serviços bancários foi restritivo e uma parcela importante da população ficou sem assitência.

As fintechs bancárias estão se multiplicando e buscando cada vez mais entender seu público alvo, criando soluções personalizadas para diversos perfis de clientes. Isto está criando muitos e variados serviços bancários para as necessidades e realidades diferentes no país.

Por exemplo, o cartão de crédito bancário sem anuidade é uma extensão do cartão de crédito universitário sem anuidade, estratégia que atingiu em cheio o público jovem. Também existem cartões para pessoas mais abastadas, como também foram criadas opções para quem está negativado.

Ainda existem os cartões sem anuidade de bancos tradicionais para quem procura maior segurança nas aplicações, ou tem pouca aderência às fintechs.

Concorrência e a “guerra das maquininhas”

A concorrência feroz das máquinas de cartão não é mais o único desafio para as instituições financeiras. Além disto, elas estão precisando lidar com TEDs gratuitos, zero tarifas de manutenção de conta e praticidade do atendimento online.

A Abecs estima que 40 mil reais sejam movimentados por meio de pagamento digital com cartões de crédito e débito no país, por minuto. Podemos dizer tranquilamente que os brasileiros estão aderindo aos meios digitais de pagamento.

Veja mais em: “Cheque Especial ainda é a opção de crédito mais cara do mercado

Democratização bancária

Um ponto importante deste cenário que se forma é a democratização dos serviços bancários. Já que agora, mais brasileiros tem acesso a serviços bancários comuns como conta-corrente, transferências bancárias e cartão de débito e crédito.

A concorrência que se formou esta cada vez mais acirrada, entretanto funciona melhorando muito a qualidade dos serviços bancários no país. Por exemplo: juros e acesso a cartão de crédito, anuidades, taxas e mais taxas estão diminuindo e perdendo forças.

Conclusão

Vimos neste artigo a evolução dos pagamentos digitais no país, e como eles estão se tornando importantes para todos os brasileiros, além do benefício da concorrência para os usuários dos serviços bancários.

Gostou do artigo? Então comente conosco sua opinião e compartilhe com seus amigos as informações.

Samara Gisch Ferreira
Samara Gisch Ferreirahttps://www.cashfree.com.br
Meu nome é Samara, sou formada em Administração com MBA em Empreendedorismo, Finanças e Marketing, sou curiosa, analítica criativa e de mente inquieta e exploratória. Adoro pesquisar e discutir sobre vários e diversos temas. Sempre antenada aos assuntos financeiros e econômicos, finanças pessoais e educação financeira.

Read more

Local News