Pagar cartão de crédito com FGTS? Como vai funcionar?



Anúncios



Publicidade

Parece que o governo está inovando muito com o FGTS, já que tramita proposta para que seja possível pagar cartão de crédito com FGTS. Já imaginou isto? Se você quer saber como isto vai funcionar confira o artigo e descubra mais informações.

Na verdade, o objetivo do Governo Federal é diminuir os juros e trazer maior facilidade para de crédito para os brasileiros. O FGTS vai funcionar como uma espécie de garantia para o pagamento do cartão, pois caso a pessoa não consiga honrar o pagamento, o FGTS cobrirá o débito.

A garantia do FGTS para operações de crédito pode ser muito útil por dois motivos:

  1. A oferta de crédito vai aumentar: Com esta garantia os bancos terão mais tranquilidade em fornecer um cartão de crédito, sabendo que poderão recorrer a um fundo em caso de emergência.
  2. Diminuir a taxa de juros: Justamente pela “certeza de recebimento”, já que haverá uma garantia “governamental”, pode levar as taxas do cartão de crédito bem para baixo, pois os credores não terão perdas em casos de inadimplência.

A medida ainda não foi aprovada nem está valendo, ainda é apenas um projeto. Entretanto, existe a expectativa que haja uma aprovação até o final do mês, pois a minuta já está pronta. Na próxima etapa a medida segue para o Conselho curador do FGTS.

O que o trabalhador ganharia com a possibilidade de pagar o cartão de crédito com FGTS?

Quem mais tem a ganhar com isto é o trabalhador de baixa renda ou quem está com score ruim ou com o nome no SPC ou Serasa e precisa de crédito. Esta medida seria importante para que houvesse maior acesso a crédito e a qualidade de vida.



Publicidade

Geralmente alguém com acesso a crédito pode também ter facilidade em lidar com contratempos e solucionar problemas de ordem financeira. Ou até mesmo a parcelar que seja uma caixa d’água em casos mais extremos, ou até mesmo um computador novo.



Anúncios

Este é o tipo de medida que pode ser muito útil para o brasileiro, principalmente para os que ainda estão fora do sistema bancário, já que são cerca de 48 milhões de brasileiros que ainda não tem acesso a crédito ou a transações financeiras e produtos bancários.

Além disso, com a taxa do rotativo do cartão de crédito chegando a quase 326,8% a.a., o FGTS como garantia seria uma ótima forma de conseguir uma alteração para favorecer o consumidor, principalmente o trabalhador.


Veja também:


Conclusão

Enfim, neste artigo você ficou sabendo de uma medida que ainda está tramitando, mas que pode ser muito útil para facilitar o acesso do trabalhador brasileiro ao crédito, e ao consequente desenvolvimento e melhora na qualidade de vida. O que você acha pagar cartão de crédito com FGTS, pode ser uma boa ideia?

Gostou da novidade? Comente conosco sua opinião e compartilhe com os amigos as novidades!