PagSeguro ou Mercado Pago: qual a melhor plataforma?

Neste artigo você descobre as vantagens e benefícios exclusivos das plataformas de pagamento das contas digitais PagSeguro e Mercado Pago. Confira.

PagSeguro ou Mercado Pago

PagSeguro ou Mercado Pago

Você usa o PagSeguro ou Mercado Pago? Ambas são plataformas de pagamentos com serviços completos de contas digitais.

Além disso, tanto uma quanto outra oferecem soluções para e-commerce como também para estabelecimentos físicos.

As duas contas também possuem aplicativos que estão disponíveis tanto para sistema Android quanto para iOS, sendo que ambas possibilitam diversas transações bancárias.

Ou seja, é possível pagar boletos, realizar transferências, recarregar celular e ainda fazer compras físicas e online com o cartão de crédito.

No entanto, apesar das semelhanças há algumas diferenças entre elas, principalmente no que diz respeito às taxas aplicadas e alguns outros diferenciais. Quer saber qual a melhor? Vem comigo.

Serviços prestados pela PagSeguro e Mercado Pago

Ambas as plataformas oferecem um serviço de conta digital que não cobra mensalidade nem taxa de manutenção dos seus clientes.

Além do mais, você pode recarregar celular, fazer transferências bancárias e até mesmo pagar contas e boletos pelos próprios aplicativos.

As duas plataformas também rentabilizam os seus clientes sobre o dinheiro que fica parado nelas. Nos dois casos há um rendimento de 100% do CDI com liquidez diária.

A conta do PagSeguro é o PagBank que pode ser aberta por qualquer pessoa, independentemente se usa maquininha de cartão ou não.

Ao abrir a conta é necessário inserir algumas informações como CPF, CNPJ, além de endereço, e-mail, nome completo e telefone. Para quem deseja fazer aplicações, a conta tem algumas opções de CDB que chegam em até 140% do CDI.

O Mercado Pago, também oferece os mesmos serviços, além de possibilitar o cadastro de cartões de crédito e débito para realizar pagamentos.

Fora isso, há uma integração com o Mercado Livre, o que ajuda ainda mais quem está querendo fazer compras. Portanto, o diferencial desta plataforma está nesse cadastramento de cartões e nessa integração.

Funções para realizar vendas pela internet

As duas plataformas possuem funções que possibilitam o cliente pagar online. Isso pode ser feito por QR Code ou até mesmo maquininha de cartão.

O PagSeguro tem em sua gama seis modelos diferentes de maquininhas, sendo elas: Minizinha, Minizinha Chip 2, Moderninha Smart, Moderninha Plus, Moderninha Pro 2 e Moderninha X.

O Mercado Pago oferece cinco tipos de maquininhas para seus clientes, sendo a Point Mini, Point Mini Chip, Point Pro e Point Smart.

Fora isso, as duas plataformas ainda permitem a geração de links de pagamentos que é ideal para quem quer fazer vendas online e não possuem a maquininha.


Veja também:

Cartão Mercado Pago é crédito ou débito? Como solicitar e desbloquear?

PicPay ou Mercado Pago? Qual a melhor conta digital?

Saiba tudo sobre o Mercado Pago do Mercado Livre


Taxas cobradas pelo PagSeguro

Para quem usa o PagSeguro, as taxas de vendas online são, portanto, fixas em 3,99% e mais R$ 0,40 por transação para quem quer receber o dinheiro em 30 dias. Para receber o pagamento em 14 dias as tarifas aumentam, contudo, para 4,99% e mais R$ 0,40 por transação.

Já para os pagamentos em meios físicos as taxas são, desse modo, fixas em 1,99% na opção débito sendo que o dinheiro é creditado na conta em até uma hora.

Na opção crédito, a taxa é de 3,19% no crédito à vista e mais 3,79% no parcelado para quem deseja receber em 30 dias. Para receber em 14 dias a tarifa sobe para 3,99% no crédito à vista e 4,59% no parcelado.

Há também a possibilidade de receber em até uma hora da transação, mas nesse caso as taxas vão para 4,99% no crédito à vista e 5,59% no crédito parcelado.

Para pagar com o QR Code a taxa cobrada é de 0,99% com recebimento imediato, e para pagamento presencial no cartão de crédito cadastrado no PagBank a taxa também é a mesma, porém o recebimento é somente em 30 dias.

Taxas cobradas pelo Mercado Pago

No Mercado Pago a taxa para recebimento na hora é fixa em 4,99%, para recebimento em 14 dias é de 4,49% e em 30 dias em 3,99%. Nas maquininhas para o débito à vista as taxas são fixadas em 1,99% ao mês.

No crédito à vista a taxa é de 3,03% para recebimento em 30 dias, e 3,60% para o parcelado. Já para receber em 14 dias as tarifas sobem para 3,79% no crédito à vista e 4,36% no parcelado.

Para receber na hora a taxa para o crédito à vista é, portanto, de 4,74% e no parcelado de 5,31%. Vendas por QR Code tem taxas fixas em 0,99% com recebimento na hora.

Além disso o Mercado Pago oferece opções de parcelamento em até 12 vezes e o PagSeguro em até 18 vezes nas vendas online. Porém, o Mercado Pago oferece também a opção de parcelamento de boletos.

Como é possível ver, ambas possuem suas vantagens e desvantagens cabendo a você escolher aquela que melhor se enquadre no seu perfil.

Gostou deste artigo? Deixe o seu comentário, sua sugestão e compartilhe esta notícia com seus amigos nas redes sociais.