Stablecoin: uma criptomoeda estável? de que forma?

Você conhece o Stablecoin? É uma espécie de bitcoin fiduciário. Continue a leitura e saiba mais sobre essa criptomoeda que possui lastro em moedas físicas já existentes.



Anúncios



Publicidade

Stablecoin

stablecoin

O avanço das criptomoedas é inegável, entretanto, a volatilidade e dificuldade de auditoria ainda impede que elas sejam utilizadas por comerciantes e compras em geral. Neste contexto surge a Stablecoin, para trazer maior tranquilidade e facilidade de utilização. Descubra mais informações a seguir:

O que é e como funciona a Stablecoin?

Stablecoin é uma espécie de criptomoeda que possui lastro em moedas físicas já existentes. De forma geral, podemos dizer que ela pode ser facilmente comparada com outros bens e coisas do tipo.

A Stablecoin tem, portanto, uma referência no mundo externo, mesmo sendo uma moeda digital. Ela pode ser lastreada em:

Moeda conhecida: uma Stablecoin pode ter o valor comparado (expresso) em dólares ou euros, por exemplo.



Publicidade

Metais preciosos: é possível comparar as stablecoins com algum material precioso, como ouro, neste caso, ela fica lastreada de forma semelhante ao dólar e outras moedas fiduciárias.



Anúncios

Commodities e petróleo: também é possível comparar as Stablecoins em unidades de soja, laranja, trigo, o próprio petróleo, além de todas as outras commodities comercializadas em bolsa.

Estas são as Stablecoins com garantia Fiat, que são a maior parte das que estão sendo transacionadas nos mercados. Além destas também existem outras como:

Stablecoins com criptografia: estas são lastreadas em outras criptomoedas, é pouco utilizada porque, na verdade, pouco protege das oscilações de mercado, e é justamente este o objetivo.

Stablecoins algorítmicas (não-colateralizadas): são moedas que ficam geralmente a cargo de uma espécie de Banco Central, responsável por emitir elas e controlar a inflação. Nestes casos, só é seguro comprar estas moedas de empresas que realmente tem fidúcia no mercado.

Quais as vantagens da Stablecoins?

Para os usuários ela fornece muito mais estabilidade, já que o Bitcoin chega a alterar seu valor em até 10% em apenas uma hora. Em alguns meses um bitcoin pode passar de 40 à 19 e até 4 mil dólares.

Portanto, nota-se que a volatilidade é alta de mais para o comércio comum, podendo ser interessante apenas para investimento daqueles dispostos a enfrentar riscos altos. Por isso que para quem está comprando ou vendendo no comércio, utilizar o bitcoin como moeda de troca, compra e venda, fica inviável.

Daí surge a Stablecoin que pode valer tantos dólares, gramas de ouro, até mesmo arroba de soja ou laranja. É fácil mensurar e utilizar esta moeda para o comércio em geral, por isso, está tendo grande aumento em sua procura.


Veja também:


Conclusão

Enfim, neste artigo você ficou por dentro de como funciona a Stablecoin, uma espécie de bitcoin fiduciário. Vimos que existem várias formas de comparar ou então externalizar o valor desta criptomoeda, permitindo que desta forma ela seja estável o suficiente para o comércio.

Gostou das novidades? Interessante, não é mesmo? Não esqueça de compartilhar nas redes sociais também!