Utilizar o cartão pode influenciar no score de crédito?

Quer melhorar o seu score de crédito? Neste artigo, descubra como os cartões e suas utilizações podem influenciar a pontuação.

Cartão e o score de crédito

Cartão de Crédito

Está querendo melhorar o seu score de crédito? Está em dúvida se utilizar o cartão de crédito pode influenciar a pontuação? Então, continue neste artigo e descubra como utilizar o cartão pode ser útil ou não.

Além disso, existem pessoas que preferem utilizar o cartão de débito e não sabem ao certo de que forma isto influencia ou não a pontuação nos birôs de crédito. Descubra a seguir qual destas formas de utilizar o cartão é mais útil para quem procura aumentar o score de crédito.

Cartão de crédito influencia no score de crédito?

Sim, é uma das fontes que os birôs mais dão confiança para buscar definir o quanto bom pagador você é ou não. Isso acontece porque o cartão é uma das formas de crédito que mais leva as pessoas ao endividamento.

Por isso, se você não está devendo no cartão, este é um bom sinal do quanto você paga suas contas em dia. É claro que todas as contas no seu CPF contam, entretanto, um dos fatores que mais pesam é como você lida com o crédito, e através do cartão é possível demonstrar.

Além disso, como o cartão de crédito acaba incentivando um pouco o consumismo, quando mesmo tendo crédito você não gasta mais do que pode pagar, isto passa uma mensagem aos credores: é confiável conceder crédito a este determinado cliente.

Como o cartão de débito influencia no score de crédito?

De forma direta o cartão de débito não influencia no score de crédito. Isso acontece porque o objetivo maior de quem fornece crédito é avaliar a forma como você lida com o empréstimo ou valor que te são concedidos.

Como o cartão de débito não tem como avaliar a sua capacidade de lidar com dívidas e possibilidade de endividamento ele não mexe na sua pontuação de crédito.

Por outro lado, as suas movimentações financeiras que você faz através da conta bancária ou do cartão de débito influenciam no relacionamento com o banco. Afinal de contas, através do que você movimenta é possível saber seu nível de renda, de gasto e qual é o seu perfil financeiro.

Afinal de contas qual das duas modalidades influenciam melhor o score?

A resposta é bem simples: com o cartão de crédito você pode melhorar seu score, que influencia seu crédito de forma geral na praça. Já o cartão de débito influencia apenas no seu histórico com aquele banco especifico onde você tem a conta e gerencia as movimentações de saque, pagamento e transferências.

Quer saber quais são as formas de descobrir qual é o score de crédito? Você pode fazer isto através do site do Serasa.


Veja também:


Conclusão

Enfim, neste artigo você viu como é que os cartões e suas utilizações podem influenciar a pontuação e score. Interessante, não é mesmo? Não deixe de comentar sua opinião e compartilhar com os amigos as novidades também!