Ter vários cartões de crédito, aumenta ou diminui o score?

Publicidade
Publicidade
Ter vários cartões de crédito, aumenta ou diminui o score? Imagem: Reprodução Internet

Talvez você já tenha ouvido falar que muitos cartões de crédito podem diminuir o score de crédito, ou será que aumenta? Como o score de crédito é influenciado pelo uso e quantidade de cartões de crédito? Veja este artigo e descubra mais sobre o assunto.

Com o aumento das carteiras digitais, fica muito mais fácil ter um novo cartão de crédito, que esteja surgindo no mercado, ou que tenha aquela funcionalidade, ou benefício que o seu ainda não tem. Mas é possível ter seu score de crédito prejudicado por ter muitos cartões de crédito? Como isto funciona?

Neste artigo você verá como um cartão de crédito influencia nos gastos e também poderá entender como fazer o uso consciente do seu crédito.

CARTÃO SANTANDER SX
CARTÃO DE CRÉDITO

CARTÃO SANTANDER SX

RECOMPENSAS
 
SEM ANUIDADE
Cartão internacional de fácil aceitação!
Você permanecerá no site atual

Cartões de crédito ter ou não ter?

Primeiro entenda o fator psicológico que muitos cartões de crédito têm sobre você, você sente que pode gastar mais do que tem, e isto favorece o seu descontrole financeiro? Então ter muitos cartões de crédito pode ser ruim para você conseguir o controle sobre as finanças que precisa.

Publicidade

Outro ponto importante se você é “coração mole”, com quem pede o cartão emprestado. Todo mundo já emprestou crédito que não teve de volta ou teve vergonha de cobrar por se alguém próximo. Já houve caso de pessoas que quebraram empresas emprestando cartões aos filhos, que mais tarde não puderam pagar.

Publicidade

Então, se você não sabe dizer “não” quando alguém próximo fizer uma solicitação/ pedido, talvez seja melhor não ter este crédito, e dizer “infelizmente não tenho”. Aí vai da inteligência emocional de cada um e da capacidade de gerenciar os conflitos próximos. Emprestar cartão de crédito, pode ser o começo do endividamento, tenha atenção.

Como ter vários cartões de crédito pode te ajudar a não se endividar?

Por um motivo bem simples, se você tem mais opções consegue gerenciar um parcelamento suave em um cartão e utilizar outro, sem comprometer suas finanças. De forma geral, ao ter mais opções você somente tem mais chances de conseguir uma saída, sem se endividar.

Quando peço um cartão o score baixa?

Toda vez que seu CPF é consultado sue score desce uns pontinhos, e quando a conta é aberta e o é cartão solicitado, diminui novamente mais um pouco. Mas, se você gerenciar isto de forma positiva, não pedindo vários cartões ao mesmo tempo, e pagando todas as faturas em dia, isto poderá ser positivo para seu score de crédito.


Veja também:


Conclusão

Enfim, neste artigo você pode notar que se um cartão de crédito vai ou não baixar seu score de crédito vai depender de como você gerencia este processo. Por isso, busque sempre que possível ouvir o bom senso e tomar decisões frias em relação as suas finanças.

Gostou das dicas sobre o uso do cartão de crédito? Comente conosco sua opinião e compartilhe com os amigos também.