Banco Digital: como funciona, é confiável?

O Banco digital é uma ótima opção para o cliente que busca praticidade, rapidez e economia. Descubra, a seguir, seis curiosidades sobre esse tipo de banco.

Banco Digital

banco digital

Talvez você já tenha ouvido falar muito sobre Banco Digital, mas afinal de contas, o que significa, como funciona? Quais são as características deste tipo de serviço? Confira este artigo e descubra.

O surgimento das fintechs, ou startups de serviço financeiro realmente revolucionaram a forma como as pessoas lidam com contas bancárias e o dinheiro digital. Um bom exemplo disso, são as transferências bancárias, antes tão caras e pouco divulgadas e acessíveis, agora são rápidas e até gratuitas.

Banco Digital: como funciona?

O Banco Digital funciona exclusivamente pela internet, onde é possível criar conta-corrente, solicitar cartão de crédito e fazer transferências. Todo o processo é geralmente baseado em aplicativo para smartphone, através do qual são feitas as transações bancárias e até mesmo a abertura de conta-corrente.

Geralmente começa baixando o aplicativo no smartphone, a partir daí é necessário solicitar no mínimo uma conta digital, seja ela corrente, poupança ou de investimentos. Hoje em dia, são diversas fintechs que oferecem serviços digitais, desde os mais básicos até investimento em bolsa de valores e fundos de investimento.

Quais são os serviços oferecidos por um Banco Digital?

Conta-corrente: seja para receber o salário, ou até mesmo para movimentações, é possível obter contas digitais, sem nenhuma anuidade e aberta em até 3 minutos.

Cartão de crédito: uma das funcionalidades mais procuradas, geralmente é necessário enviar mais documentos e passar por uma análise.

Transferências: entre contas do mesmo banco ou até mesmo interbancárias, em algumas fintechs, o serviço pode ser gratuito.

Saques em moeda: apesar do serviço ser basicamente digital, também é possível fazer saques até mesmo em outros países, dependendo do banco.

Investimentos: já não são poucas as startups financeiras que buscam trazer seus clientes de conta-corrente e cartão de crédito para fazer investimentos também, eles podem ser: bolsa de valores, poupança, CDB, renda fixa e outros.

O Banco Digital é confiável? Quais os cuidados os usuários devem ter?

Só o Nubank já tem 25 milhões de usuários, que utilizam os serviços digitais do banco, entretanto, como todo serviço bancário, pode estar sujeito a fraudes, portanto são necessários cuidados básicos, tais como:

Sempre manter o celular por perto: já houve casos de pessoas que perderam o celular e quando se deram conta, já haviam sido feitas transferências em seu nome, por isso, a primeira e maior barreira de proteção é o contato. Por isso, mantenha sempre ao seu alcance, se notar que perdeu, ligue para o SAC do banco e bloqueie imediatamente todos os serviços.

Não baixar aplicativos não confiáveis: geralmente aplicativos confiáveis são instalados diretamente da Google Play ou App Store, evite utilizar outros “caminhos”. Além disso, evite sobrecarregar o celular com joguinhos intermináveis e busque sempre a versão original, isto evitará vírus e sobrecarga da memória RAM.

Não deixar o celular desbloqueado com estranhos: caso faça isto, um aplicativo clandestino poderá ser baixado maliciosamente, é bom evitar este tipo de comportamento.

Jamais compartilhar informações sigilosas por e-mail ou SMS: o cuidado mais básico de todos, mas que ainda faz muitas pessoas caírem em golpes, não envie foto de RG, número de cartão e muito menos o código de verificação para “confirmar dados”, isto não existe. Caso aconteça, ligue para o SAC e informe imediatamente.


Veja também:


Conclusão

Enfim, neste artigo você viu várias coisas interessantes, não é mesmo? Falamos sobre o que é um Banco Digital, como funciona e quais os cuidados devemos tomar. Gostou das novidades? Então comente conosco a sua opinião e compartilhe com os amigos também!