terça-feira, outubro 15, 2024

Banco Inter anuncia novidades nas transferências bancárias: confira!

Share

Banco Inter

Banco_Inter_Novidades_Importante

O Banco Inter anunciou recentemente que vai atuar como iniciador de pagamentos. Dessa forma, os clientes poderão transferir valores depositados em outros bancos sem a necessidade de sair do app.

Algumas outras instituições como o Banco do Brasil, Bradesco e Itaú também já haviam anunciado o mesmo recurso. Ele é possível por conta do Open Finance que é um sistema aberto de bancos que foi introduzido há pouco mais de um ano no Brasil.

Portanto, para usufruir dessa vantagem, você tem que acessar a parte do Open Finance do app do Inter. Lá você indica a quantia de valor que quer transferir e de qual instituição ela será feita e pronto.

CARTÃO PAGBANK
CARTÃO DE CRÉDITO

CARTÃO PAGBANK

SEM ANUIDADE
 
FÁCIL ACEITAÇÃO
O dinheiro investido no CDB vira limite do cartão para você!
Você permanecerá no site atual

Como funciona a novidade do Banco Inter?

Conforme dissemos, essa novidade está dentro da parte do Open Finance do banco, sendo que lá você indica a quantidade que deseja transferir bem como aponta de qual instituição está sendo transferida.

A transferência é autorizada por meio do iniciador de pagamentos que é uma ferramenta desenvolvida pelo Banco Central que fica dentro do Open Finance e possibilita que uma instituição autorizada faça os pagamentos em nome do cliente.

Segundo o próprio Banco Inter, futuramente serão disponibilizadas outras formas de usar essa novidade, como por exemplo, comprar produtos no Inter Shop, marketplace do banco, e até mesmo outras opções de pagamento como cartão de crédito e saldo em conta.

De acordo com o COO do Banco Inter, Ray Chalub, em uma nota remetida ao E-investidor, o Open Finance tem um potencial de usabilidade muito grande. E os bancos estão agora aproveitando isso.

Desse modo, quando você usa a função de trazer recursos de outras contas para o Inter, você aproveita todos os benefícios em shopping, viagens e investimentos de maneira muito simples e prática.


Leia também:


Funcionalidades de outros bancos parecida

Além do Banco Inter, o Itaú também está liberando PIX com saldo de outros bancos. Assim sendo, os 90 mil colaboradores e aproximadamente 30 milhões de clientes pessoa física terão acesso ao iniciador de pagamentos.

Dividida em duas fases seguidas, essa nova funcionalidade foi disponibilizada no último dia 14 de outubro para todos os colaboradores. A segunda e última fase terminará no dia 14 de novembro e é voltada para todos os clientes pessoa física.

Assim que a segunda etapa terminar, todos clientes e funcionários poderão transferir recursos via PIX no app do Itaú usando saldos disponíveis em outras instituições financeiras. Lembrando que essa funcionalidade também será liberada para empresas.

Avanços do Open Finance no Brasil

O Open Finance foi introduzido no Brasil há pouco mais de um ano e segue avançando. Na prática ele muda a lógica sobre os dados bancários. Até então quem era dono dos nossos dados eram os bancos.

A partir de agora você é quem será o dono dos seus dados e poderá compartilhá-lo com quem bem entender. Isso traz muito mais modernização ao sistema financeiro e com o tempo vai colaborar inclusive para a criação de produtos mais personalizados.

Afinal, todos os bancos saberão melhor sobre os seus hábitos financeiros, e isso permite a criação de produtos que tenham relevância real na sua vida. Além do mais, também haverá uma queda na taxa de juros no longo prazo.

Pois, como muitos bancos terão acesso aos seus dados se assim você desejar, haverá um aumento na oferta de produtos de crédito, e com mais ofertas no mercado, o valor cobrado de juros tende a cair.

Portanto, o que estamos vivenciando é apenas o início de todos os benefícios que ainda serão proporcionados pelo Open Finance no país. Gostou deste artigo? Então compartilhe com todos os seus amigos nas suas redes sociais.

José Carlos Sanchez Júnior
José Carlos Sanchez Júnior
José Carlos é escritor e redator com formação acadêmica em Administração de Empresas e MBA em Gestão Financeira Controladoria e Auditoria formado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Read more

Local News