C6 Bank

O C6 Bank sempre procura adotar medidas adicionais de cibersegurança para reforçar a proteção do cliente, sendo que dentre as iniciativas estão a biometria, ativação de dispositivo seguro e cartilha com dicas de segurança.
De acordo com José Luiz Santana, head de cibersegurança da instituição, o banco busca implantar as melhores práticas do mercado, seguindo padrões internacionais de proteção para evitar fraudes e golpes.
E recentemente foi lançada uma nova funcionalidade que permite aos usuários escolherem os lugares geográficos onde as informações sobre o investimento podem aparecer na tela do aplicativo.
Como funciona a nova funcionalidade do C6?
A nova funcionalidade do C6 foi lançada no mês de agosto e, conforme dissemos, possibilita a escolha dos locais geográficos onde as informações sobre investimentos podem aparecer na tela do app.
Quando o celular estiver fora desses locais, a carteira aparece zerada e você não poderá fazer nenhum tipo de transação. A intenção da ferramenta é aumentar a segurança dos clientes, impedindo que o recurso seja acessado por terceiros.
Isso evita, por exemplo, que alguém roube o seu celular e faça algum tipo de transação com o dinheiro que você tem na conta. Além disso, o banco também criou uma série de outras medidas recentes para proteger os usuários.
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Biometria para autenticar transações financeiras
Uma outra medida de segurança criada pelo C6 Bank é que ele adota a biometria facial para autenticar transações financeiras de saída de dinheiro da conta. Essa camada é acionada de acordo com regras pré-estabelecidas pelo banco.
Assim sendo, quando você faz um Pix, TED ou TEF, o app pede que você foque o seu rosto na tela para validar a operação. Caso um rosto diferente apareça na biometria, então o aplicativo é desativado permanentemente no aparelho.
Vale dizer que essa ferramenta usa um banco de dados próprio, por isso, se o aparelho for roubado, os fraudadores não conseguirão modificar a biometria facial que está associada à conta do cliente.
Dessa forma, assim que é feito o processo de abertura da conta é solicitado que a pessoa cadastre o seu rosto, escaneie os documentos e forneça alguns outros dados pessoais. E a partir do cruzamento das informações o banco confere se o cliente é ele mesmo.
Se a informação não acontecer automaticamente, um sinal é emitido e o processo de abertura da conta é interrompido até que a inconsistência seja checada.
Bloqueio do aparelho automaticamente
Quando há perda ou roubo do seu smartphone com o app do C6 Bank instalado, você pode ligar para a Central de Atendimento da instituição e reativar o acesso ao app. O banco também impõe algumas barreiras de segurança.
Dessa forma, ele impede que um terceiro acesse a conta do cliente, e por meio de um processo conhecido como ativação de dispositivo seguro, você terá que digitar uma senha de acesso de seis dígitos e fazer um reconhecimento facial sempre que acessar o app do banco por um novo celular.
Se a face do usuário corresponder àquela que foi cadastrada na abertura da conta, e ele digitar corretamente a senha, então é instalado um token no aparelho. Somente com ele instalado e verificado é possível realizar transações financeiras.
Por meio desse procedimento o banco entende que você trocou de aparelho e validará um novo token. Automaticamente ele já desabilita o antigo, impedindo assim que um estranho acesse a biometria facial.
Depois é só digitar a senha de seis dígitos e o próprio app já verifica o token do aparelho. Gostou? Então compartilhe com todos os seus amigos nas suas redes sociais e espalhe essa informação.