Banco Inter
Quando o Nubank abriu o seu IPO, ao invés de fazer isso na Bolsa de Valores do Brasil, decidiu fazê-lo na NYSE que é a Bolsa de Valores de Nova York. O motivo para essa decisão foi muito claro.
Afinal, a instituição viu que teria um potencial muito maior lançando suas ações na maior Bolsa de Valores do mundo. Para os brasileiros, restou a opção de BRD´s que foram lançados na B3 na mesma data.
Vislumbrando a mesma possibilidade de crescimento, o Banco Inter que já havia aberto o seu capital na B3 decidiu fazer o mesmo. E, portanto, vai migrar as suas ações da Bolsa brasileira para a norte-americana.
Como essa mudança afeta os investidores?
Na prática, essa mudança afeta os investidores brasileiros, uma vez que para ter ações listadas em outras bolsas de valores, é preciso ter conta no país de origem da bolsa. Isso gera toda uma burocracia.
Entretanto, o Inter também fará como o Nubank, disponibilizando BDR´s que serão negociadas na Bolsa de Valores do Brasil. O grande problema é que muitos brasileiros já possuíam as ações da empresa.
Nesse caso, há duas possibilidades: fazer a venda das ações para o próprio Banco Inter, ou então trocá-las por BDR´s. A aprovação para essa operação já foi dada na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Leia também:
- Banco Inter inicia expansão global!
- Banco Inter passa a oferecer cursos livres no aplicativo
- Como investir dinheiro no Banco Inter
Programa de recompra de ações do Inter
Na primeira segunda-feira deste ano, o Banco Inter informou aos seus acionistas e ao mercado em geral que o seu Conselho de Administração aprovou a abertura do Programa de Recompra das Ações da Companhia.
Portanto, foi autorizada a aquisição de até 4 milhões de ações ordinárias e 8 milhões de ações preferenciais, diretamente na forma de Units representativas de uma ação ordinária e duas ações preferenciais de emissão da Companhia.
Ou seja, o banco está recomprando as ações dos seus acionistas brasileiros, e elas deverão ser mantidas em tesouraria até que sejam recolocadas no mercado, só que desta vez, no mercado norte-americano.
O Programa de recompra das ações do Inter deverá perdurar no período de 03 de janeiro de 2022 até 02 de julho deste ano. E o valor pago será o valor de mercado, sendo a operação intermediada pela Inter Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários Ltda.
Por que as fintechs estão abrindo capital nos Estados Unidos?
Uma pergunta que vem intrigando os brasileiros, é porque as fintechs estão decidindo abrir o capital nos Estados Unidos ao invés de abri-lo no Brasil. Conforme antecipamos, essa decisão se dá pelo potencial de crescimento.
Ao abrir as ações no mercado norte-americano, a exposição da companhia se torna muito maior, com cobertura dos principais bancos do mundo, e muito mais chances de conseguir crescer em suas operações.
Ainda mais que, de certa forma, não há um abandono no mercado brasileiro, uma vez que elas também vão negociar BDR´s na Bolsa de Valores que reflete a valorização e desvalorização da ação no mercado.
Vale a pena comprar BDR´s ao invés de ações?
As BDR´s estão se popularizando bastante nos últimos anos, uma vez que garante aos investidores a possibilidade de expor o capital em ações que são listadas em outros países como Google, Apple, e por aí vai.
Apesar de não serem as ações propriamente ditas, elas possuem toda a segurança garantida na legislação, e o investidor pode se beneficiar das valorizações que essas companhias podem ter com o tempo.
Gostou deste artigo? Então não deixe de compartilhar com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais e nos ajude a disseminar o conhecimento.